“Bem-aventurados os…»

Olá, Amigo Jesus! Por favor ensina-me a ser feliz. Por favor ensina-me a desfrutar da vida, seja quais forem as circunstâncias. Nos tempos de bonança, mas também nos tempos de desolação. Quando me sinto amada, mas também quando me parece que ninguém me valoriza. Quando acordo de bom humor, e quando estou com a neura. Quando a vida está cheia de pequenos e grandes prazeres e quando não parece ter graça nenhuma. Quero aprender contigo a ser feliz apesar das minhas circunstâncias. Ou melhor: a ser feliz com as minhas circunstâncias! Quero que se cumpra em mim e nos meus irmãos aquilo que Tu sempre procuraste: «Que a minha alegria esteja em vós e que a vossa alegria seja completa!»


Hoje ensinas-me a ser feliz no Sermão da Montanha, que ficou registado no Evangelho do teu amigo Mateus (5,1-12). E eu vou ouvir-te como se fosse a primeira vez:
Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.
Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem,
e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.”


O sermão da montanha é um convite para um modo de vida, é como um roteiro interior de Jesus.
Entendia de Jesus este convite: “Vinde a mim todos os que estão cansados.”
Independentemente do que fazemos, já temos o crédito da compaixão, por isso devemos reconhecer que tudo é dom e que Deus nos capacita para sermos mais e melhores.
Reconheço um amor gratuito, uma Misericórdia Preventiva na minha vida, pelos pais que tenho, pela vida de Fé que me ensinaram a viver, por esta família de Fé que tenho, por viver a minha vida com conforto. Reconheço que há um Amor maior que está no centro da minha vida.
Deus nos faz corresponsáveis dessa graça. Temos um caudal de amor derramado em nós, precisamos de reconhecer isso, e ir à fonte.
Que se robusteça em nós a vida interior, fomos criados para receber toda a plenitude de Deus, e temos um celeiro no nosso interior, saibamos ser agradecidos por tudo o que Deus nos dá gratuitamente.


Obrigado Jesus, vossa sou porque não me perdi, obrigado pela caminho percorrido, tanta graça, e tanta ressurreição. Obrigado pelos Dons recebidos!

Os comentários estão encerrados.