Cada gesto pode ser um toque Teu

«O jovem Samuel servia o Senhor sob a direcção de Eli. O Senhor, naquele tempo, falava raras vezes e as visões não eram frequentes. Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a Arca de Deus. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: «Eis-me aqui. Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: «Aqui estou, pois me chamaste.» Disse-lhe Eli: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te.O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho; volta a deitar-te. Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois até então nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. Pela terceira vez, o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: «Aqui estou, pois me chamaste.» Compreendeu Eli que era o Senhor quem chamava o menino e disse a Samuel: «Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: «Fala, Senhor; o teu servo escuta!» Voltou Samuel e deitou-se. Veio o Senhor, pôs-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: «Samuel! Samuel!» E Samuel respondeu: «Fala, Senhor; o teu servo escuta!» Fala, Senhor; o teu servo escuta!»

Livro de 1º Samuel 3, 1-10

A quem respondo? A quem respondo por instinto? A quem respondo em cada contexto? Quem me chama?

Deus tem uma presença muito especial e subtil nas nossas vidas. O seu amor apresenta-se sob uma  forma e uma linguagem que anda longe daquela que vamos apreendendo dia-a-dia.
Deus não nos acena com sonhos idilicos e alheios, para lucrar com a nossa busca de felicidade e gratificação imediata. Deus oferece-nos os nossos dons e os meios necessários para vivermos os nossos sonhos mais intimos.
É preciso entrar na linguagem do Amor onde as contas não são feitas à medida daquilo que supomos precisar, ou que nos dizem que precisamos, mas à medida do intimo de cada um. Samuel  encontrou na humildade a chave para entrar nesta linguagem e no diálogo constante com Senhor dentro da sua rotina. É a humildade que permite a Samuel aceitar o conselho de Eli, é a humildade que o leva a assumir o gesto de acreditar que é Deus quem o chama.
Ajuda-me senhor a educar-me na humildade de aceitar que cada gesto que vejo pode ter um toque teu, ajuda-me a educar-me na humildade de ouvir a tua intenção nesse gesto e repensar a intenção e o poder dos meu sonhos e dos meus gestos.

Os comentários estão encerrados.