Cada um tem o seu dom

“Assim como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim sucede também em Cristo. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos baptizados num só Espírito para constituirmos um só corpo e a todos nos foi dado a beber um só Espírito.”
1 Cor 12, 12-30


Esta leitura é daquelas simples e diretas. É verdade que há partes da Biblia dificeis de entender, mas as cartas são normalmente mais acessíveis, e esta passagem é de uma simplicidade intemporal.

É engraçado como há 2.000 anos se escreveu uma carta que é tão atual.

Por outro lado não é tão engraçado, pois quer dizer que esta é uma questão que ainda não está interiorizada em todos nós. Seria bom que este texto fosse banal, pois quereria dizer que era óbvio que cada um de nós é parte de um todo. Muitas vezes achamo-nos mais importantes do que os outros por que temos mais estudos, porque somos mais ricos, porque temos um trabalho “importante”… Aos olhos de Deus somos todos iguais, tendo cada um de nós o seu papel neste mundo. Cada um tem o seu dom: uns o dom da Alegria, outros o dom da Partilha, outros o dom da Palavra, há tantos dons e todos importantes aos olhos de Deus.

Será que eu sei valorizar os meus dons? Será que eu ponho os meus dons ao dispôr da minha comunidade?
E os dons dos outros: sei valoriza-los? Sei agradecer ao outro?

Os comentários estão encerrados.