CAMINHAR COM A VERDADE

Naquele tempo, a multidão tinha-se reunido; eram milhares, a ponto de se pisarem uns aos outros. Jesus começou a dizer primeiramente aos seus discípulos: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se. Porque tudo quanto tiverdes dito nas trevas há-de ouvir-se em plena luz, e o que tiverdes dito ao ouvido, em lugares retirados, será proclamado sobre os terraços.”
Lc. 12, 1-7
 
Às vezes, parece que tenho uma vida dupla: vivo cheia de máscaras, de aparências, de falsidades, dependente dos meus preconceitos e do dos outros. Muitas vezes, até, a minha vida é descuidada e pouco generosa em relação a Deus.
Ao ler esta passagem, vejo que o Senhor me chama a ter, diante d’Ele e diante dos outros, uma única vida, sem disfarces, sem mentiras. Quer que caminhe com a verdade diante de mim: o “sim” deve ser SIM e o “não” deve ser NÃO. Eu devo aprender a ficar comprometida com o que digo, de tal forma que a minha palavra deve servir como garantia.
Ajuda-me, Senhor, na minha actuação na vida – como mulher, mãe, filha, amiga, trabalhadora, cidadã – a buscar a verdade sempre e em tudo, fugindo da hipocrisia e da duplicidade. Faz-me recordar que a verdade é sempre um reflexo de Ti e deve ser tratada com respeito. Se tiver o hábito de dizer sempre a verdade, em qualquer situação normal da vida, a minha palavra será suficiente para dar toda a força necessária ao que afirmo ou prometo.
Vejo que, nos dias actuais, é especialmente urgente que o cristão seja um homem de uma palavra só, de uma só vida, que não se deve servir de máscaras ou disfarces quando é difícil manter a verdade, que não se deve preocupar excessivamente com o que dirão os outros, que não deve afastar para longe os respeitos humanos e que deve rejeitar, em absoluto, a hipocrisia.
“Eu sou a Verdade”, disse Jesus (Jo. 14, 6). Imitemos, pois, o Senhor no seu amor à VERDADE
Boa oração
 

Os comentários estão encerrados.