Carregamos nos ombros ou levamos no coração?

“Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco»”
Mc 6, 30-34


Hoje dei por mim a refletir sobre o cansaço. Pois, há alturas, fases das nossas vidas, que parece que tudo e todos nos cansam.
Estamos cansados das tarefas do dia, das exigências do trabalho, dos testes que não acabam, das rotinas da família… tudo custa! E, o que antes fazíamos com prazer (ou contrariados mas lidando bem com o assunto) sinto hoje que tudo se arrasta tornando-se um peso enorme nos ombros. E não é só o cansaço físico e o stress. O mais intenso mesmo é o cansaço das pessoas, das atitudes, da falta de comunicação.
Jesus convida os discípulos a retirarem-se com ele para descansarem.
Não deveríamos nós fazer o mesmo? Estou eu cansada ou deixei-me apoderar pelo cansaço? É ele que comanda a minha vida? Porque a verdade é que a maior parte das vezes estou cansada porque não comunico, porque não escuto, porque não dou espaço ao outro. E é tão fácil, pois à medida que vamos conversando, ouvindo, abraçando, envolvendo, tudo o que nos parecia pesado ou descartável, já não está lá. Tal como Jesus nos recebe com todos os nossos «cansaços» também nós temos de abrir o nosso coração e deixar os outros entrar. Porque a verdade é que nem sempre conseguimos e podemos «desligar» mas se levarmos Jesus connosco é tão mais fácil, aceitando sempre a nossa realidade com muita alegria. Sabem aquele cansaço feliz das peregrinações? Estamos exaustos fisicamente mas nem sentimos pois estamos de alma e coração cheio…

PISTAS:
1) Porque é que estou cansada?

2) Para onde vou descansar?

3) Com quem gosto de descansar?

4) Consigo desligar quando estou a descansar?

5) Levo os outros a procurar o descanso?

Os comentários estão encerrados.