«Chamo-vos amigos»

Será, Senhor, que te procuro como o ar para respirar ou faço de ti simplesmente uma muleta que às vezes dá jeito e da qual muitas vezes me esqueço? Tu criaste-nos para ti e sem ti não há verdadeira vida em nós. Ajuda-me a rezar com essa realidade de que sem ti não sou eu por muita coisa que faça!


E hoje as tuas palavras chegam em Jo 15, 12-17
Jesus diz aos seus discípulos: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».


Senhor, como faço experiência do teu amor por mim? É que o teu mandamento, o teu desejo não é que eu ame simplesmente, mas que ame como sou amada por ti! E para isso preciso de deixar-me amar por ti, tomar consciência desse amor, deixar-me afetar e aprender amar assim, como Tu…
Parece fácil, mas não é assim também linear. Confundimos os teus mandamentos com regras, com doutrinas, com moralismos. Mas esquecemos que amar só é possível desde essa experiência radical de experimentar o teu amor que nos ama até ao mais fundo do nosso ser, mesmo naquilo que achamos não ser amável.
Tu dás a vida por mim, mas será que eu sei isso? Saboreio isso? Sou consciente disso? É que sem ti – sem a tua vida vivida, sem a tua paixão aceite, sem a tua morte assumida como como caminho de amor até à Ressurreição que confirma que nada nos pode separar do teu amor – eu nunca poderia compreender o significado de ser tua amiga!
Tu chamas-me amiga! Será que te vivo assim como amigo, como confidente, como aquele com quem posso viver tudo em confiança ? Ou vivo-me como a tua serva, só cheia de medos e moralismos que me obrigam?


Faz, Senhor, que a nossa vida dê muito fruto porque vivemos enraizados no teu amor e porque vivemos dando frutos de amor pela amizade que existe entre nós e ti.

Os comentários estão encerrados.