“Com todo o seu coração e toda a sua alma”

Bom dia, Senhor!
Quero agradecer-te este dia e pôr nas tuas mãos todas as pessoas e situações que trago dentro. Que em cada uma delas Tu possas manifestar a tua presença e o teu amor. E que naquilo que depende de nós, Senhor, não deixemos de nos entregar com todo o nosso coração e com toda a nossa alma.


A Palavra que nos inspira está hoje no Livro dos Reis 2, 1-4.10-12:
Os anos de David aproximavam-se da morte; então deu a seu filho Salomão as ordens seguintes: «Eu avanço pelo caminho por onde vai toda a gente; tem coragem e sê um homem! Observa os mandamentos do Senhor, teu Deus, andando nos seus caminhos, guardando as suas leis, seus preceitos, seus costumes e exigências, conforme está escrito na Lei de Moisés; assim terás êxito em todos os teus planos e acções. Assim o Senhor fará cumprir a sua palavra que me dirigiu quando disse: ‘Se os teus filhos velarem pela sua conduta e andarem na minha presença com lealdade, com todo o seu coração e toda a sua alma, então sim, jamais algum dos teus filhos deixará de se sentar sobre o trono de Israel. (…) David morreu, juntando-se a seus pais e foi sepultado na cidade de David. A duração do reinado de David sobre Israel foi de quarenta anos. Em Hebron reinou sete anos e em Jerusalém trinta e três. Salomão sentou-se no trono de David, seu pai, e o seu reinado consolidou-se enormemente.


Senhor, gosto muito deste testamento de David a Salomão. No fundo, sinto-que me interpela e que, mesmo não conseguindo deixar de ter perguntas, me serena o coração.
Ás vezes, no meio das minhas dúvidas, sinto que me pedes que simplesmente me mantenha fiel, sem grandes inquietações: “Observa os mandamentos do Senhor, teu Deus, andando nos seus caminhos, guardando as suas leis, seus preceitos, seus costumes e exigências”.
Mas outras, Senhor, sinto que não deixas de me espicaçar: “andarem na minha presença com lealdade, com todo o seu coração e toda a sua alma”, mesmo sabendo que estou muito longe de entregar todo meu coração e toda a minha alma. E que nem sei como é que isso se faz…
E, no fundo é isto mesmo que David diz a Salomão. Talvez sejam apenas duas faces de uma mesma moeda. Talvez sejam a descrição da vida dos homens, do dom da fé que nos foi concedido. Ás vezes cheio de luzes e até certezas; outras vezes sem ver grande coisa, ou nada, mas procurando ir sendo fiel no caminho do Senhor.
O padre Tolentino disse um dia, sobre a experiência religiosa, que se trata de “uma experiência de relação, de procura: às vezes é uma experiência fusional – sentimo-nos dentro do mistério; outras vezes, porventura a maior parte das vezes, é uma experiência de interrogação, de deserto”
Que na certeza de que tudo o que vivemos pode ser caminho e relação contigo, Senhor, ajuda-nos a permanecer…


“Não temais, o mais frágil em seu amor é firme
Não desistais, o futuro nunca vem sozinho
Não cedais, pode-se amar a luz e amar as trevas
Não temais, segui ao ritmo de Deus.”

Ámen!

Os comentários estão encerrados.