Como cristãos formamos um só corpo.

Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé, um só baptismo; um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por todos e permanece em todos.

Ef 4, 1-6

Queridos irmãos, Paulo nesta leitura exorta-nos a que vivamos unidos, porque como cristãos formamos um só corpo.
Mas este corpo, esta colectividade, que a Igreja, é algo prévio a cada um dos membros. Pelo baptismo, ficamos como que enxertados neste corpo e passamos a fazer parte dele. Somos um só corpo porque “professamos uma única fé, temos um só baptismo, temos um só Deus, Pai de todos, que está acima de todos, actua em todos e em todos se encontra”.
Mas para que este corpo permaneça saudável é necessário; recomenda Paulo, que “procedamos com toda a humildade, mansidão e paciência; suportando-nos uns aos outros com caridade, empenhando-nos em manter a unidade de espírito pelo vinculo da Paz. Só assim a família cristã testemunhará diante de todos, Cristo mestre da harmonia.

Os comentários estão encerrados.