Como deixas que Deus te salve?

Olá Senhor. Olá Jesus. Olá Espírito Santo. Olá Maria. Que bom é estar na vossa presença e sentir que pertenço a uma Comunidade maior. Assim, gostava que esta oração não fosse apenas uma oração individual mas que pudesse também ter repercussão noutros…


O evangelho a que me convidas hoje é Mt 9, 18-26:
“Naquele tempo, estava Jesus a falar aos seus discípulos, quando um chefe se aproximou e se prostrou diante d’Ele, dizendo: «A minha filha acaba de falecer. Mas vem impor a mão sobre ela e viverá». Jesus levantou-Se e acompanhou-o com os discípulos. Entretanto, uma mulher que sofria um fluxo de sangue havia doze anos, aproximou-se por detrás d’Ele e tocou-Lhe na fímbria do manto, pensando consigo: «Se eu ao menos Lhe tocar no manto, ficarei curada». Mas Jesus voltou-Se e, ao vê-la, disse-lhe: «Tem confiança, minha filha. A tua fé te salvou». E a partir daquele momento a mulher ficou curada. Ao chegar a casa do chefe e ao ver os tocadores de flauta e a multidão em grande alvoroço, Jesus disse-lhes: «Retirai-vos, porque a menina não morreu; está a dormir». Riram-se d’Ele. Mas quando mandou sair a multidão, Jesus entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se. E a notícia divulgou-se por toda aquela terra.”


Esta leitura fala-nos de duas mulheres salvas. Uma de uma doença e em que de forma consciente a sua fé a salvou. Outra em que outros intercedem por ela para a salvar.
Este poderá ser o retrato de tantos de nós nesta fase do ano. Alguns ainda têm forças e continuam o seu caminho pessoal de salvação. Procuram Jesus, em segredo ou de forma clara. E deixam-se surpreender pelas suas palavras, pela sua atenção, pelo seu deixar-se tocar. Outros já só esperam que sejam outros a interceder porque já não podem mais. A situação é dura e parece mais forte que as suas forças. E deixam-se ajudar. São outros que por eles vão importunar Jesus.
Qualquer uma das situações leva-nos à presença do Deus que nos salva, que nos tira da nossa pequenez e nos faz ir mais além das nossas limitações e preconceitos. 
Qual é a tua situação?
E aquela das pessoas que te rodeiam?
Na presença do Senhor diz-lhe como estás neste momento . Sem filtros, numa conversa de tu a Tu… e na intimidade da oração pede-lhe que ative a tua fé junto dele e dos outros. 
Andas à procura dele?
Como deixas que outros te guiem nesta fase? 
E como deixas que Deus te salve?
É que na sua presença, Deus desafia-nos a amar, a procurá-lo e a procurar os outros no caminho que realizamos cada dia.


Estamos perante, finalmente, mais umas férias… Alguns de nós chegam com imensa energia. Outros chegam como podem. É também um período de permanecer, investir no essencial e talvez por isso requeira sermos
ainda mais práticos do que o habitual na vivência da nossa fé e do nosso amor.

Os comentários estão encerrados.