Como governo as minhas situações?

Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido. «Que queres?» perguntou-lhe Ele. Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.» Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Eles responderam: «Podemos.» Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.» Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo; e quem, no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»
Mt 20,17-28
As palavras de Jesus não poderiam ser mais sábias e actuais do que nos dias de hoje em que além da crise económica e social, mergulhamos também numa crise política… mas embora seja fácil criticar aqueles que nos (des) governam e culpabilizar os políticos por politicarem tanto em torno de poderes e ganâncias, sinto que Jesus nos chama a rezar sobretudo por estes que assumem lugares de liderança na nossa sociedade. Rezar para que independentemente dos motivos que os levaram a tais posições, os seus corações se disponibilizem para ouvir entre tantas vozes sedutoras (mais poder, mais dinheiro, invejas, cobiças…) a voz de Deus! Rezar pela sabedoria e santidade dos que se responsabilizaram por conduzirem a nossa sociedade, porque somos todos iguais, todos “terra fértil”, todos morada de Jesus…
No meio onde vivo também “governamos” muitas situações: a nossa casa, a nossa família, por vezes no nosso trabalho, a nossa saúde…
Como o fazemos? Como é a nossa postura? Como servos humildes, justos, atentos ou como déspotas?
Jesus ajuda-nos a rezar!

Os comentários estão encerrados.