Como me encontro com Deus?

Quando te invocar, escuta-me, ó Deus, minha justiça!

Já que na angústia me libertaste,

tem compaixão de mim e ouve a minha oração.

*Homens, até quando desprezareis a minha glória?

Porque amais a ilusão e buscais a mentira?

*Sabei que o SENHOR faz maravilhas pelo seu amigo

e há-de escutar-me quando o invocar.

Tremei de medo e não pequeis mais;

meditai nos vossos leitos, em silêncio.

Oferecei sacrifícios de justiça

e confiai no SENHOR.

Muitos dizem: “Quem nos dará a felicidade?”

Resplandeça sobre nós, SENHOR, a luz da tua face!

*Pois Tu dás uma alegria maior ao meu coração

do que a daqueles que têm trigo e vinho em abundância.

Deito-me em paz e logo adormeço,

porque só Tu, SENHOR, me fazes viver em segurança.

Salmo 4


Até há muito pouco tempo tinha muitas dificuldades em rezar com os salmos, pareciam-me orações infantis que não ajudavam a estabelecer uma relação adulta e madura com Jesus e com Deus. Por outro lado, incomodava-me o tom constante de petição da maior parte destas orações.

Contudo, ultimamente, tenho tido muitos desafios e circunstâncias complicadas e, curiosamente, tenho dado por mim a rezar salmos e a recomendá-los a outras pessoas.

Hoje, começo muitas vezes a minha oração com a leitura de um salmo. Agora consigo compreender estas orações como uma procura sincera de Deus, uma procura no mais íntimo da pessoa. Ajudam-me ao encontro para o diálogo com Deus. E, às vezes, quando não consigo aquietar o meu interior para conversar com Ele, rezar um salmo significa pedir a sua presença e entregar-lhe o meu desassossego.

Pode parecer pouco e curto, mas para mim é um grande passo, porque se trata de ter cada vez mais presente e consciente de que não vivo, nem preciso de viver sozinha, as circunstâncias que me tocam; que não tenho que dar resposta às situações só desde as minhas forças e capacidades. E isto tem feito toda a diferença na vivência do desgaste, das angústias e do medo que tantas situações que me têm provocado ultimamente.

Rezar com os salmos tem-me possibilitado um encontro íntimo com Deus, porque me tem ajudado a colocar numa atitude de humildade, disponibilidade e petição da sua presença. Curiosamente, aquilo que eu vinha pedindo há muito nas minhas orações. Com a surpresa, como acontece tantas vezes com Deus, de que o que me tem ajudado tem sido uma oração que eu considerava menor.

Como procuro colocar-me na presença de Deus no meu dia-a-dia?

Que encontro tenho com Deus?

Um encontro intelectual de debate ideias?

Um encontro para desabafar e sentir o seu conforto?

Um encontro com um amigo, um companheiro de vida com quem reparto vivências e deixo que influencie os meus pensamentos, sentimentos e opções?

Bom dia e boa oração!

Os comentários estão encerrados.