Como pode nascer um homem, sendo velho?

“Entre os fariseus havia um homem chamado Nicodemos, um chefe dos judeus.  Veio ter com Jesus de noite e disse-lhe: «Rabi, nós sabemos que Tu vieste da parte de Deus, como Mestre, porque ninguém pode realizar os sinais portentosos que Tu fazes, se Deus não estiver com ele.» Em resposta, Jesus declarou-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus.»  Perguntou-lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura poderá entrar no ventre de sua mãe outra vez, e nascer?» Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”
Jo 3, 1-5


Esta pergunta “Como pode nascer um homem, sendo velho?” tem-me estado muito presente no dia-a-dia. Senhor, já não sou tão ingénua como há anos atrás. Sou velha, na medida em que agora experimento que as pessoas são tão imperfeitas, que eu própria sou tão imperfeita, que as relações humanas são tão complexas e por vezes, tão difíceis… Como posso ter o olhar fresco e esperançoso de uma criança perante o mundo e o futuro, tendo já experimentado que a vida não é “cor-de-rosa”? 
A resposta de Jesus é: “nascer da água e do Espírito”. Entendo que Jesus me diz que é o Espírito que me dá alegria e esperança no mundo. Não é do exterior que vêm – é do meu interior, da minha escolha em dar espaço interior a Deus. A transformação do meu olhar só pode ir de dentro de mim. Porque Deus é muito maior do que todo o sofrimento, dificuldade, inveja, desequilíbrio, perturbação, … Em Deus estou segura de poder viver com Amor e coragem, aquilo que a vida me trouxer.

Os comentários estão encerrados.