Como posso fazer grande o pequeno? E como posso fazer pequeno o grande?

“Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu».”
Lucas 21,5-11


Sinto que esta é uma leitura actual face a tanta coisa que à nossa volta está a acontecer. É o XXI governo constitucional que agora toma posse, a resposta que como comunidade proporcionamos aos refugiados, a acção e reacção ao denominado estado islâmico, as decisões que a Europa tem de tomar e que prefiguram caminhos novos e diferentes dos preconizados anos antes, o mundo que vai tomando consciência que pela sua atuação mudanças no clima estão já a acontecer, entre tantas outras. O mundo está em mudança e a transformar-se… Quando se olha para tudo o que está a acontecer à nossa volta, tudo parece tão grande, que tudo parece distante, exterior e até que pouco se poderá fazer.
Jesus é o Deus das pequenas e das grandes coisas que me torna possível olhar este mundo com esperança e que tanto o pequeno, como o intermédio, ou o grande têm o seu lugar. São partes constituintes de um todo, do mesmo puzzle que somos nós nesta aldeia global que é o planeta terra. Só a linguagem do amor pode unir estas “peças”, as diversas pontas, fazer pontes que aproximem as pessoas, que levem as pessoas perante as estruturas a serem humildes, criadoras e servidoras quer seja numa empresa, no governo, numa aliança transnacional, ,… Jesus, onde estou e sendo quem sou, como quero hoje fazer presente esta linguagem no mundo? Como posso fazer grande o pequeno? E como posso fazer pequeno o grande?

Os comentários estão encerrados.