Confiar que Deus não nos abandona

Eu, o SENHOR, teu Deus, tomo-te pela mão, e digo-te: ‘Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei!’ Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacob, mísero insecto de Israel. Eu próprio te ajudarei – oráculo do SENHOR. O teu redentor é o Santo de Israel. Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas. Tu as joeirarás e levá-las-á o vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no SENHOR, gloriar-te-ás no Santo de Israel. Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o SENHOR, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água. Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo, para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do SENHOR que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou. 
Is 41,13-20

O povo de Israel sentia-se desanimado e deprimido. Tinham perdido a sua terra e estavam no exílio.
O profeta consola-o dizendo que o próprio Deus virá em seu auxílio.
Nestes momentos difíceis que vivemos na atualidade (não só em Portugal, mas um pouco por todo o mundo), esta leitura interpela-me a permanecer e a confiar que Deus não nos abandona.
Não vejo como é que isso será, mas a experiência do povo de Israel é que Deus responde (embora muita vezes me seja difícil ver). Colocar a confiança em Deus não significa baixar os braços, mas sim acreditar que a História tem um sentido, mesmo que às vezes não o cheguemos a descortinar na nossa geração.
CEstamos no Advento, é uma boa altura para me relembrar que é bom esperar no Senhor: afinal algo de maravilhoso está para acontecer!

Os comentários estão encerrados.