Contemplemos a Tua Sagrada Família

Bom dia Jesus,
Hoje o convite que nos fazes é contemplar a Tua Sagrada Família para que possamos aprender de Maria (mulher de fé) e de José (protetor do projeto de Deus).
A Tua Família é a grande pista de hoje…
Contemplando Maria, uma de nós, sinto-me interpelado a viver com mais fé. Tantas vezes mando calar a voz de Deus que escuto no coração, isto porque julgo que me desafia a algo que supera as minhas forças… Começo a fazer os meus cálculos, dou de caras com as minhas fragilidades, com os meus medos e por ser mais cómodo não arrisco… No entanto, hoje ao olhar para Maria, uma de nós, renasce em mim a fé e o desejo de confiar que, a cada dia, descerá sobre mim a força de Deus, que me capacitará a viver as minhas lutas e os meus impossíveis…
Ao contemplar José, reconheço a importância que teve na proteção do menino Jesus e de Maria. Apercebo-me que, também eu preciso de proteger a vida de Deus em mim. Se não estou atento facilmente deixo a oração para segundo ou terceiro plano… Se não estou atento facilmente entro na rotina, ligo o piloto automático e passo a ser, eu e as minhas necessidades, o centro do meu viver… Ajuda-me Senhor, a não asfixiar a vida de Deus em mim. Que, à semelhança de José, aprenda a cuidar e a dedicar-me a este menino que nasceu no meu coração este Natal.
De ti, Jesus, aprendo ao não ter medo de ser pequeno. Aprendo a não rejeitar as minhas fragilidades e a aceitar as limitações inerentes à minha humanidade. Aprendo a sentir-me abraçado e amado na minha condição.


Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. Sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. Que a paz reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos. Que a Palavra de Cristo, com toda a sua riqueza habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos e cânticos espirituais, em ações de graças… Esposas, sede solícitas para com os vossos maridos, como convém, ao Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não exaspereis os vossos filhos, para que não caiam em desânimo.
Col 3, 12 – 21


Senhor ajuda-me a tornar sagrada a minha família, e que, através de mim e de tantos outros, possamos tornar sagrados os ambientes que nos confias para que a Humanidade possa respirar a Tua Paz e ser uma grande Família.

Os comentários estão encerrados.