CORAGEM…

“Assim fala o Senhor do universo: «Reflecti no vosso coração, sobre o caminho que tomastes. Subi à montanha, trazei madeira e reedificai a casa; ela me será agradável e nela serei glorificado – diz o Senhor. Vós esperáveis a abundância e tivestes pouco. Dissipei com um sopro o que queríeis armazenar. E porquê? – oráculo do Senhor do universo. Por causa da minha casa que está em ruínas, enquanto cada um de vós só pensa na sua.”
Ag 1, 7-9
“Mas agora coragem, Zorobabel! Coragem, Josué, Sumo Sacerdote, filho de Joçadac! Coragem, povo todo do país! Mãos à obra! Pois Eu estou convosco – oráculo do Senhor do universo. Segundo a aliança que fiz convosco quando saístes do Egipto, o meu espírito permanece no meio de vós. Não temais”.
Ag 2, 4-5
Experimento que esta palavra é tão atual hoje como nos tempos do profeta Ageu. Os tempos difíceis que estamos a viver, onde as medidas de austeridade conduzem o povo a uma situação geral de pobreza e desânimo devem levar-nos a refletir sobre o caminho que temos tomado, quer a um nível geral (em termos de sociedade), quer em termos pessoais.
Enquanto cada um de nós só pensa na «sua casa», a casa do Senhor está em ruínas e por isso chegamos onde chegamos. O que significa isto?
Se calhar sinto-me impotente para fazer o que quer que seja, pois que contributo terá a minha pequenina gota no oceano? Mas o Senhor convida-me a fazer esta reflexão na sua companhia, à luz do seu Amor que conhece tudo em mim e em todos. E talvez possa não ser a solução do problema, mas possa ajudar a ser parte da solução, pois se deixo que o Senhor mude a minha forma de estar nos ambientes onde me movo, certamente aí já serei luz e esperança.
Por isso, o convite que o Senhor me lança hoje é a reedificar a Sua casa (e não a minha!!!) que será a minha casa, nos ambientes onde estou. Que significa isso na minha família? No meu trabalho? Nas minhas relações?
Senhor, que hoje possa ir aprofundando nessas questões que parecem tão simples, mas cujas respostas não são nem imediatas nem fáceis de pôr em prática… precisam de coragem, permanência e fidelidade. Pois que esta palavra do Senhor
“Coragem… coragem… coragem… Mãos à obra! Pois Eu estou convosco… Não temais.”

Os comentários estão encerrados.