Cuidar da minha relação com Deus

“Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto vou orar». Tomando Consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-Se. E disse-lhes: «A Minha alma está numa tristeza de morte; ficai aqui e vigiai». Adiantando-Se um pouco, caiu por terra e orou para que, se fosse possível, passasse d’Ele aquela hora. E disse: «Abba, Pai, tudo te é possível, afasta de Mim este cálice! Contudo, não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres». Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir e disse a Pedro: «Dormes Simão? Não pudeste vigiar nem uma hora? Vigiai e orai para não entrardes em tentação; o espírito está cheio de ardor, mas a carne é fraca».”
Marcos 14, 32-38


Escolhi esta leitura para a oração de hoje porque queria centrar-me no essencial: cuidar da minha relação com Deus. Sinto que são muitas as distrações e as tentações que me afastam da oração, mas sei que Deus não desiste de Se quer relacionar comigo. Esta leitura convida-me a ir ao Encontro de Deus e a pôr a minha vida como ela está na oração. Muitas vezes afasto-me da oração porque estou a viver um turbilhão de emoções (sinto-me doente, cansado, irritado, ansioso… ) e penso que não estou com cabeça para a oração ou que não vou conseguir rezar nada de jeito. Mas porque é que penso que tenho de estar no meu melhor (ou no meu pior) para me encontrar com Deus?

Tenho aqui à minha frente o exemplo de Jesus que entrega tudo em oração, tal como está: com pavor, com angústia, com dúvidas, com tristezas. Deus quer receber-nos assim: com tudo o que trazemos e somos. Tal como o fez com Jesus neste momento, Deus convida-nos a descobrir o poder transformador da oração e de como isso pode mudar a nossa vida: serenando as nossas angústias, libertando-nos nos nossos pavores e abraçando as nossas tristezas.

Desta leitura, retenho também em particular o verbo vigiar. Naturalmente que está aqui presente no sentido de fazer vigília, como um momento que dedicamos à oração. Mas para mim também encerra um convite para uma postura em concreto: vigiar no sentido de observar atentamente. Tal como um sentinela, sinto que Deus me convida a pacificar o meu espírito para poder ver com mais clareza. Com clareza e com atenção, pois a oração deve impelir-me para a acção; a partir de sinais subtis poder transformar a minha realidade.

Por último, marcou-me também um aviso e um desafio de Jesus. Jesus avisa-nos no final que a nossa carne é fraca, ou seja, que na nossa vida vamos enfrentar muitas tentações e momentos de fraqueza, que nos podem desviar do que Jesus nos chama a viver. Mas também diz que a solução é orar e vigiar. Porque é essa oração e essa postura que são a gasolina certa para o nosso carro seguir para bom caminho. Por experiência própria, já senti que por melhor que fossem as minhas intenções e o meu esforço, sem esta gasolina (orar e vigiar) foi uma questão de tempo até me perder.
Por isso mesmo, tal como Ele faz logo no início da leitura, Jesus desafia-nos a ir à procura do meu espaço e do meu tempo para rezar. Ir ao encontro de Deus no meu quarto (Mateus 6, 6), ou seja no meu mundo interior, no meu quotidiano, na minha vida.

Os comentários estão encerrados.