«Deixa a tua terra e vai para a terra que Eu te indicar»

Agradeço-te Senhor mais este dia que nos dás e que podemos viver na tua companhia. Ensina-nos a acreditar que de tudo o que nos acontece só vemos uma parte agora, mas pode ter frutos impressionantes se fizermos a tua vontade.


O texto que nos é proposto rezar está em Gn 12, 1-7:
“O Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. E todas as famílias da Terra serão em ti abençoadas.» Abrão partiu, como o Senhor lhe dissera, levando consigo Lot. Quando saiu de Haran, Abrão tinha setenta e cinco anos. Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho do seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Haran, e partiram todos para a terra de Canaã, e chegaram à terra de Canaã. Abrão percorreu-a até ao lugar de Siquém, até aos Carvalhos de Moré. Os cananeus viviam, então, naquela terra. O Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: «Darei esta terra à tua descendência.» E Abrão construiu ali um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido.”


Hoje não resisti a pegar nesta leitura do Livro do Genesis devido à minha admiração por Abraão, conhecido como o “nosso pai na fé”. Diz que o Senhor apareceu a Abrão e lhe falou. Fico a pensar como terá isso acontecido? Não sabemos se Abrão teve uma visão ou se Deus lhe apareceu como nos aparece a nós quando rezamos e experimentamos que está ali e que nos fala de alguma maneira. O que sabemos é que Abrão acreditou no Deus único, tinha relação com Ele, escutava-o e punha em prática aquilo que Deus lhe pedia. Isto não é pouca coisa! Abraão fica conhecido na História da Salvação pela sua imensa confiança em Deus.
«Deixa a tua terra, a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te indicar (…)» Abrão partiu, como o Senhor lhe dissera». E ao que parece a terra de Canaã era bem longe da sua. Abrão confia cegamente neste seu Deus que não só lhe promete bênçãos a ele como a todas as famílias da terra, por sua causa.
Sair da minha terra é tantas vezes a desinstalação que a vida me traz, a doença imprevista, as contrariedades anunciadas ou não… é aceitar desafios de entrega a causas em favor dos que necessitam, que às vezes podem ser os mais próximos… Fazer isso, confiando que Deus está comigo, que me abençoará a mim e a tantos outros por minha causa. Quantas vezes não acredito nisto, Senhor e desanimo! Ou então não acolho o desafio e fico instalada na minha vida, nas facilidades, com tudo bem controlado…
Gosto muito quando Deus promete que dará aquela terra à sua descendência e Abrão com 75 anos não tinha nem sequer um filho. Mas acreditou contra toda a evidência e esperou contra toda a esperança. Por isso é um grande exemplo de fé e continua a ser fonte de bênçãos para todos nós.


Senhor peço-te esta confiança de Abraão que não hesita em fazer o que lhe dizes porque acredita que sempre cumpres o que prometes.

Os comentários estão encerrados.