“Deixas-Me nascer em ti? Queres partilhar a vida comigo?”

“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Lc 1, 39-45


Há poucos dias, li aqui umas pistas que falavam de como Maria vivia no presente. E isto tem-me ajudado muito, porque veio ao encontro do que descobri neste advento e Natal: que o Senhor vive no presente. Connosco. Hoje.

Quando o anjo anuncia a Maria que vai ser mãe do Filho de Deus, Maria questiona o anjo, mas a resposta é ainda mais estranha que o anuncio, pois, apesar de me parecer que Maria não ficou esclarecida, ela confia e aceita… E a mim, parece-me que ela provavelmente o faz porque já experimentou na sua vida que, quando Deus está, a sua vida ganha outra “cor”… as dificuldades não desaparecem mas a forma como as vivemos muda: muda a nossa serenidade, a nossa alegria de viver, e experimentamos verdadeiramente que “O Senhor está contigo”… e Maria já o teria experimentado.

E, apesar de lhe terem sido revelados os planos de Deus para a sua vida, Maria vai ter com Isabel. Maria não se fechou ao mundo: não parou de viver para imaginar como iria ser, nem ficou a lamentar o que tinha deixado de lado quando deu o seu “sim”. Depois de ouvir os planos (enormes) que Deus tinha para ela, Maria olhou em volta e descobriu Isabel, a quem a sua companhia no momento da vida que ela vivia (imagino que algo receosa, já que estava grávida quando já não havia esperanças disso), deve ter trazido muito consolo, alegria e alguma serenidade…

Nestes tempos de Advento e Natal descobri que o Senhor não nos pede que sejamos super-heróis (como às vezes penso ou sinto), nem nos diz que temos de ter todas as coisas resolvidas, os problemas solucionados, a perfeição das nossas ações, a “boa vontade” trabalhada ao máximo e a “sair-nos naturalmente”, como tantas vezes imagino… Mas temos de estar atentos, temos de abrir, de estender as mãos, temos de olhar à nossa volta, temos de ver quem precisa de nós… “Maria pôs-se a caminho”… e eu? Quero pôr-me também em caminho?

“De que me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?”
Mãe, porque vens ter comigo?… sinto muito que o Senhor, através de Maria, nos convida a deixarmo-nos de correrias nesta semana que antecede o Natal, deixemos de nos centrar nas prendas e sejamos capazes de abrir o nosso coração ao essencial: ao Seu Amor, à Sua esperança e até mesmo à Sua Misericórdia.
Maria traz-nos Jesus, para que Ele nasça em cada um de nós… o nosso mundo precisa de pessoas que possam viver a vida e as circunstâncias da vida de uma forma diferente.

O Senhor pergunta a cada um de nós: “Deixas-me nascer em ti? Queres partilhar a vida comigo?”

Os comentários estão encerrados.