“DESCANSO PARA A ALMA”

«Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».
Mt 11, 25-30 

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;

Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Oração da paz – Oração de S. Francisco de Assis
Jesus,
Obrigado por sempre nos convidares a ir ter contigo, não por dever, não por obrigação, mas para vivermos melhor, mais felizes, mais descansados de coração.
Lia há dias, que um dos motivos porque as pessoas vivem tão stressadas e amedrontadas é porque o ‘ter’ se converteu em identidade, e as pessoas se esqueceram do ‘ser’. Parece que nos habituámos a definir-nos pelo que temos (sejam bens materiais, status, currículo, influência, …) mais do que pelo que somos. É urgente recuperar o ‘ser’, para não vivermos uma felicidade adiada, prisioneiros do medo de perder o que conseguimos ter.
Hoje apetece-me ficar só assim, a ler e reler este evangelho e esta oração de São Francisco (santo deste dia e que viveu tão desapegado do ter)… Apetece-me saborear estas palavras num banco de jardim ou à beira mar (ou imaginar-me lá)… deixá-las alimentar o meu ‘ser’… e pedir-Te muito para “aprender mais de ti”… apreender mais de Ti… ser mais Tu… ou deixar-Te ser mais em mim… para que possas tocar os que me tocam.
Assim seja.

Os comentários estão encerrados.