«Designei-te para restaurares o país e repartires as heranças devastadas»

Muito bom dia, querida Família. É tão bom estar na tua presença, sentir-te presente,
quando não me sei abandonar verdadeiramente a ti! E Tu continuas a confiar em mim. Obrigado, Senhor, muito obrigado.


Hoje falas-me através do Livro do Profeta Isaías 49:8-15:
Eis o que diz o Senhor, «Eu respondi-te no tempo da graça e socorri-te no dia da salvação. Defendi-te e designei-te como aliança do povo, para restaurares o país e repartires as heranças devastadas, para dizeres aos prisioneiros: ‘Saí da prisão!’ E aos que estão nas trevas: ‘Vinde à luz!’ Ao longo dos caminhos encontrarão que comer, e em todas as dunas arranjarão alimento. Não padecerão fome nem sede, e não os molestará o vento quente nem o sol, porque o que tem compaixão deles os guiará, e os conduzirá em direcção às fontes. Transformarei os meus montes em caminhos planos, e as minhas estradas serão alteadas. Vede como eles chegam de longe! Uns vêm do Norte e do Poente, e outros, da terra de Siene.» Cantai, ó céus! Exulta de alegria, ó terra! Rompei em exclamações, ó montes! Na verdade, o Senhor consola o seu povo e se compadece dos desamparados. Sião dizia: «O Senhor abandonou-me, o meu dono esqueceu-se de mim.» Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria


Em pleno exílio do povo de Israel na Babilónia, quando parecia que não era possível qualquer futuro, o poeta-profeta ousou falar de um servo que recebeu o encargo do próprio Deus. E hoje estas palavras são para mim. Hoje estás a chamar-me para ser a tua aliança, para fazer regressar aqueles que estão longe de ti, para dar luz a aqueles que estão cegos. Para dar liberdade, para dar luz e para consolar aqueles que se sentem desamparados. Estou a ouvir estas palavras de Ti e sinto que Tu estás orgulhoso por me ter confiado esta missão. Que olhas para mim com confiança e agradecimento.
Perdoa-me Senhor porque muitas vezes achei que a Quaresma era um tempo só de penitência. Quando é um tempo de renovar o teu Amor, a tua confiança em mim. Um tempo para renovar e viver a minha identidade. Um tempo para descobrir que posso ajudar muitos dos meus irmãos a voltar a ti. Que posso ser resposta para tantas situações de injustiça e de tristeza que há a minha volta.
Por isso é importante entender o que me estás a pedir hoje. Em primeiro lugar, queres que faça regressar à sua terra os exilados de Israel. Quem é esse exilado, Senhor?
A segunda parte da missão que me presentas é ainda mais surpreendente: o teu desejo é que o Servo seja «luz» para todas as nações e faça chegar a salvação até aos confins da terra. O Teu plano de Senhor parece inacreditável: até os não crentes serão resgatados por mim, pela minha vida?


Obrigado pela tua confiança. Ajuda-me neste dia a especificar que posso fazer, que passos posso dar… ainda que sejam poucos e pequenos podem ser vida para muitos!…

Os comentários estão encerrados.