Deus, em Cristo, começou uma nova criação

E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles. Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.»
Lc 24, 35-48
Caros irmãos, continuamos a reflectir sobre o mistério da ressurreição. E este trecho do Evangelho de S. Lucas sublinha as provas sobre a Ressurreição de Jesus. Terá sido a Ressurreição de Jesus uma fantasia, em contradição com todo o caminho religioso de Israel no Antigo Testamento? 
Para responder a esta interrogação Lucas afirma: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia». 
A ressurreição de Jesus dá um sentido novo e definitivo às Escrituras. Muitas coisas, que pareciam enigmáticas e obscuras, tornaram-se luminosas, ao serem lidas como profecia da paixão e da ressurreição de Cristo.
Lucas aponta ainda o contacto físico dos discípulos com Jesus: «Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho», bem como o pedido: «Tendes aí alguma coisa que se coma?». Os apóstolos não esperavam
a aparição de Jesus em pessoa. Por isso pensaram tratar-se de um fantasma. Mas Jesus dá-se-lhes a conhecer com sinais bem claros: «Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo». 
Deus, em Cristo, começou uma nova criação: tomou um corpo humano e fez dele um corpo espiritual, em continuidade com o primeiro. 
Queridos irmãos, peçamos ao Senhor que nos abra a mente para perceber e a viver o mistério da Ressurreição de Cristo na nossa vida.  

Os comentários estão encerrados.