«Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos»

Obrigada Senhor, por mais esta semana que começa. Renova as nossas forças para acolher todos os desafios que ela nos possa trazer e ajuda-nos a manter um coração aberto e humilde para podermos estar disponíveis e atentos a todas as maravilhas que poderemos viver e contemplar.


Hoje falas connosco através da Carta de S Paulo aos Romanos 11,29-36:
Irmãos: Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia, devido à desobediência dos judeus. Assim também eles desobedecem agora, de modo que, devido à misericórdia obtida por vós, também eles agora alcancem misericórdia. Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos. Como é profunda a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus! Como são insondáveis os seus desígnios e incompreensíveis os seus caminhos! Quem conheceu o pensamento do Senhor? Quem foi o seu conselheiro Quem Lhe deu primeiro, para que tenha de receber retribuição? D’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Deus para sempre. Amen.


Senhor, com as leituras de hoje compreendi que sempre que me falas de misericórdia, o que percebo é que tenho que ser mais misericordiosa com os outros; não julgar tanto, não estar tão presa a juízos de valor, ter uma maior capacidade de perdão….
Contudo, ao rezar estas palavras, intuía que é muito mais do que isso. A misericórdia a que me chamas é uma atitude de vida transversal a mim mesma, aos outros e a tudo o que me rodeia. Porque me permite ter um olhar mais além do aqui e do agora; porque me ajuda a não absolutizar situações e circunstâncias; porque me ajuda a dar espaço a mim mesma e aos outros para crescer; porque me ajuda a não “cristalizar”, rotular as pessoas. Acredito que a riqueza e sabedoria que me queres oferecer passa muito por aqui.


Obrigada Senhor por me mostrares que a vida tem sempre muito para oferecer, que é uma Graça podermos sempre crescer e desenvolver-nos. Obrigada Senhor por me dizeres, nos dizeres, que somos o teu grande projecto. Ajuda-nos a ser conscientes das vozes que levamos por dentro, de quem nos fazemos acompanhar interiormente, para que o que alimentemos seja a misericórdia que nos propões viver, e assim possamos alcançar a sabedoria e riqueza que desejas para nós.

Os comentários estão encerrados.