Deus estará para perdoar por nós

Nos últimos meses tenho-me questionado sobre o que fazer quando nos pedem para perdoar alguém que deixámos de respeitar, alguém que nos magoou e que não está arrependido. Questionava também o que fazer quando alguém quebra um compromisso connosco.

Neste momento consigo distinguir as 2 situações e ter comportamentos diferentes perante cada destas situações.

Quem nos magoa propositadamente, mas com quem não tínhamos um compromisso pessoal, não podemos fazer mais nada senão entregar essa situação a Deus Pai e repetir as palavras de Jesus “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” Lc 23, 34.
Se nós não somos capazes de perdoar ponhamos esse perdão nas mãos do nosso Pai. Jesus tinha poder para perdoar, até mais tarde passou esse dom para os seus discípulos – “Àqueles que perdoares, os pecados lhes são perdoados” Jo 20, 23, mas naquele momento, em que estava a ser crucificado, não teve outra ideia senão pôr aquele perdão nas mãos do Pai.

Mas quando quem nos magoou é alguém com quem temos um compromisso pessoal, aí temos mais responsabilidade. Não temos compromissos pessoais com todas as pessoas, infelizmente não podemos ter muita influência em todas as pessoas. Um compromisso implica uma maior dedicação de nós. E aí devemos pôr todo o nosso empenho: “amarás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente”. Temos a missão como cristãos de louvar os nossos compromissos, continuar a amar e respeitar as pessoas com quem nos comprometemos para a vida. Isso implica paciência, dedicação, perseverança, esperança, muito Amor.

E Deus estará do nosso lado. Nunca estaremos sozinhos. Deus estará para perdoar por nós, para nos dar a Esperança e o Amor que às vezes parece que desapareceram.

Obrigada Pai pela tua presença, pela tua força.

Os comentários estão encerrados.