«Deus faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto»

Bom dia, querido Pai!
Bom dia, querida mãe! Hoje é o teu dia, dia de Santa Maria, mãe de Deus.
Por isso, mãe Maria, neste dia em que um novo ano começa, quero muito agradecer o dom da tua presença na minha vida (“Temos Mãe” – Homília Papa Francisco, 13 de Maio de 2017, Fátima) e perdir-te que me ajudes a caminhar neste ano como tu caminhaste na vida: nas mãos de Deus, deixando que a sua luz brilhasse sempre sobre ti.


Hoje, Senhor, falas-me através de dois versículos da tua Palavra:
“Deus faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto”Salmo 67,2
“Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração”Lc 2, 19


Senhor, hoje a tua Palavra desperta-me duas questões:
Primeiro, Senhor, que significa esta bênção, que é também uma petição: “Deus faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto”
Chamo-lhe bênção, porque não consigo que seja uma carga que tenhamos de, penosamente, carregar. É antes uma enorme graça poder ser essa luz e essa imagem de Deus no mundo em que vivemos.
Mas, Senhor, na minha vida, o que significa: a luz do teu rosto a brilhar sobre mim? Há alguma coisa que eu tenha de mudar para que a minha vida irradie a tua?
Mostra-me, Senhor, o por onde e o como. Porque também a esta expressão chamo petição, porque é também um desejo do meu coração, com plena consciência de que sem ti não o conseguirei viver.
Depois, Senhor, levas-me até Maria e interpelas-me: que “estranha” forma de vida, querida mãe, a tua… Só quem muito confia pode viver assim. Atenta, sim, parece que nada te passava ao lado. Mas dando tempo a que tudo assente no teu coração, a que Deus fale através do que vives, a que a sua vontade se vá tornando luz na tua vida. Sem pressas, mas sem fugas nem fingimentos, sem deixares de ter os pés bem assentes no chão… Sem desesperar com o que não entendes… Dando tempo ao tempo…
Como posso deixar-me contagiar por ti, querida mãe? Como posso aprender de ti a deixar que Deus seja Deus na minha vida e na vida daqueles que me rodeiam? Como posso começar a dar o tempo, a mim e aos outros, de que de verdade necessitamos?
Ajudas-me, querida mãe?


Em teu colo fico… para começar o novo ano e aqui permanecer todo o ano:
Mãe, o meu dia chegou ao fim,
Sinto uma paz dentro de mim
E estou feliz em meu cansaço
Mãe, por tudo o que eu fui e dei
leva o meu obrigado ao Pai,
enquanto fico em teu regaço.
Em ti vou vou encontrar o que procuro,
mais alegria para dar e para ser.
Mãe, confio em ti és meu seguro
e sinto bem que tu me estás a acolher.

Os comentários estão encerrados.