Deus fala nas músicas da rádio

Como evangelizar? Muda tu primeiro, que os outros beneficiarão da tua conversão

Se tiveres descoberto o amor e a alegria de Deus, oxalá haja escutas. As escutas só são um problema para quem vive na escuridão.

Quando uma pessoa da comunidade me liga e estou no comboio o que partilhamos ao telefone às vezes é ouvido na carruagem. Claro que não falamos de certas coisas, mas com a vida que levamos não temos outro momento para falar e conhecendo a natureza curiosa do ser humano apercebi-me de que esta podia ser uma oportunidade para algumas pessoas escutarem coisas de Deus.

O desafio de falar de Deus é o de falar de algo que nos passou primeiro pela vida e pelo coração.

Há muita palavra de Deus nas músicas que passam na Rádio, cujo momento não controlamos. O segredo para conhecer mais profundamente a Deus está nesta música dos Foreigner – pedir a Deus aquilo que só o conhecimento que já temos dele nos permite acreditar que é possível.

“I want to know what love is
I want you to show me
I want to feel what love is
I know you can show me”

Se estamos a falar com alguém de quem gostamos essa pessoa não nos pede um discurso coerente. Se fosse assim eu e a minha mulher já estávamos divorciados: é que eu às vezes faço pouco sentido. A outra pessoa pede-nos é verdade, franqueza, atenção e abertura para ouvir e decidir a vida em conjunto. É assim com Deus também.

Nós não resolvemos nada. Nós somos só, se quisermos, um motor de busca como o Google. Mas é um motor de busca interior. E a verdade é que as pessoas realmente necessitam de ter onde procurar. O nosso desafio é viver com alegria e amor e ser pequenos sinais que despertem essa procura.

Ajuda-nos Senhor a ser um motor de busca dos que procuram o teu amor, que sejamos capazes de lhes devolver as melhores referências, os melhores links para ti.

Ajuda-nos Senhor a ser um motor de busca dos que estão sozinhos, que sejamos uma forma de chegar até eles.

Sabem o que nos diz o Senhor? Mais uma música. A música, além da palavra, introduz-nos numa afectividade com Deus. Quem tiver rádio no carro pode andar sempre com Ele:

“Words don’t come easy to me, how can I find a way to make you see I love you, word’s don’t come easy.”

Nós que temos a graça de ter este tesouro não somos melhores do que ninguém. Conheço pessoas que não têm este tesouro da fé e por isso não o podem partilhar, mas em alternativa, trabalham bastante e quando vem o banco alimentar entregam carrinhos inteiros de compras.

“Pai, o sítio onde tu e a Ema (vizinha idosa) se encontram na escada chama-se patamar ou pomar?” Estas trocas da minha filha, além de deliciosas, podem ser, como neste caso, preciosa palavra de Deus. Pois de facto o patamar entre duas portas de casa dos vizinhos é um pomar – é um espaço onde a nossa vida pode dar fruto. Se em lugar de nos fecharmos na nossa casa nós abrirmos espaço e tempo no nosso coração para ter alguma atenção ao vizinho, o patamar onde nos encontramos é um espaço onde a vida acontece. No patamar entre a nossa porta e a da nossa vizinha já houve muitas palavras de amizade, já houve concerto por um amigo: interpretação de mornas cabo-verdianas ao vivo, já houve largada de cães pela escada, já houve troca de comidas.

Se queremos que a nossa vida ilumine os outros temos de entender uma coisa: A nossa vida é como uma sala de teatro. Se tu queres chamar a atenção para o essencial do que vives, para o partilhar com os outros, primeiro tens de tentar apagar as outras luzes todas da tua vida – tens de anular tudo o que é supérfluo e secundário na tua vida, para que um único foco de luz sobre o palco da tua vida permita partihar o fundamental.

É neste ponto que poderemos entender a música do Brian Adams – “its only love”

Depois de apagar as outras luzes é só seguir o guião que Deus escreveu para nós e até se pode inventar um bocadinho, porque Deus nos quer soltos e felizes.

Para aqueles que já experimentam  esta alegria:

“Keep smiling, keep shining, knowing you can always count on Me, for sure, that’s what friends are for”

Importante mesmo é ouvir as músicas.

Os comentários estão encerrados.