“Discernir os sinais dos tempos”

Naquele tempo, dizia Jesus à multidão: «Quando vedes uma nuvem levantar-se do poente, dizeis logo: ‘Vem lá a chuva’; e assim sucede. E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai haver muito calor’; e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis reconhecer o tempo presente?» «Porque não julgais por vós mesmos, o que é justo? Por isso, quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura resolver o assunto no caminho, não vá ele entregar-te ao juiz, o juiz entregar-te ao oficial de justiça e o oficial de justiça meter-te na prisão. Digo-te que não sairás de lá, antes de pagares até ao último centavo.»
Evangelho segundo S. Lucas 12,54-59.

Meu Deus, como é difícil no meio de tanto ruído identificar a Tua voz!
Ajuda-nos a fazer silêncio na rotina do dia a dia.

Não são precisos grandes tempos de silêncio diários, mas a verdade é que também não chegam apenas pequenos momentos de silêncio em alguns dias, para que a nossa consciência se vá configurando solidamente com a Tua.

E que diferente se torna a vida quando olhamos e julgamos a realidade com os Teus olhos que vêem para lá do aparente, para lá da superfície, vêem a pessoa que actua e não apenas o acto.

E com uma consciência purificada por tempos e tempos de silêncio Contigo, deixamos de ter medo, deixamos de adiar os problemas, não deixando que estes vão crescendo e ganhando dimensão à nossa volta e assim nos angustiem e tirem a paz.

Contigo é mais fácil ser humilde, ser objectivo na análise da realidade, e se esta nos obrigar a humilhar, fá-lo-emos sem demora porque nos sentiremos acompanhados pela paz dos que vivem como Teus filhos.

Obrigado meu bom Deus pelos horizontes que abres à minha vida!

Os comentários estão encerrados.