“E Deus viu que isto era bom.”

Bom dia Pai! Hoje inicia-se mais uma semana! Ponho nas Tuas mãos a esperança de construir ao longo dela um pouco mais a minha vida, de viver com mais alegria e amor, de colaborar Contigo na renovação da face da Terra. Que Tu Senhor nos acompanhes sempre, que estejamos abertos à acção do Teu Espírito em nós.


O convite hoje é precisamente a olhar para o princípio… de tudo (Genesis 1, 1 -19).
A leitura é comprida, sim; mas que possamos lê-la e escutá-la pausadamente, deixando que a intencionalidade que tinhas ao criar o mundo, volte a apanhar-nos por dentro e nos marque hoje e esta semana…
“No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a superfície do abismo, e o espírito de Deus pairava sobre as águas. Disse Deus: «Faça-se a luz». E a luz apareceu. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou ‘dia’ à luz e ‘noite’ às trevas. Veio a tarde e, em seguida, a manhã: era o primeiro dia. Disse Deus: «Haja um firmamento no meio das águas, para as manter separadas umas das outras». Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam por cima dele. E ao firmamento chamou ‘céu’. Veio a tarde e, em seguida, a manhã: foi o segundo dia. Disse Deus: «Juntem-se as águas que estão debaixo do firmamento num só lugar e apareça a terra seca». E assim sucedeu. À parte seca Deus chamou ‘terra’ e ‘mar’ ao conjunto das águas. E Deus viu que isto era bom. Disse Deus: «Cubra-se a terra de verdura: ervas que dêem sementes e árvores de fruto, que produzam sobre a terra frutos com a sua semente, segundo a própria espécie». E assim sucedeu. A terra produziu verdura: erva que produz semente, segundo a sua espécie, e árvores que dão frutos com a sua semente, segundo a própria espécie. Deus viu que isto era bom. Veio a tarde e, em seguida, a manhã: foi o terceiro dia. Disse Deus: «Haja luzeiros no firmamento do céu, para distinguirem o dia da noite e servirem de sinais para as festas, os dias e os anos,para que brilhem no firmamento do céu e iluminem a terra». E assim sucedeu. Deus fez dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas.
Deus colocou-os no firmamento do céu para iluminarem a terra, para presidirem ao dia e à noite e separarem a luz das trevas. Deus viu que isto era bom. Veio a tarde e, em seguida, a manhã: foi o quarto dia.”


A Igreja aceitou, já há algumas décadas, que este relato não descreve a criação do mundo numa perspectiva científica, mas que nos dá uma perspectiva teológica da mesma. A verdade é que com mais ou menos conhecimento científico, a pergunta se mantém: porque nos criaste, Senhor, e porque é a vida assim?
Já muitos sabemos de cor a mensagem deste relato: que toda a criação é “boa” – a expressão aparece em cada um dos “dias” da Criação. Contudo, neste tempo de velocidade, sobreabundância de informação, de sabermos de tantas realidades boas e más que sucedem, deixemos que o Senhor nos recorde, no nosso coração, que tudo é mesmo bom. Que acreditemos que Ele criou o mundo com uma sabedoria que nos ultrapassa, e que por isso precisamos da Sua ajuda para ler a realidade e ir além da aparência de “bom” e “mau”. Que saibamos ver o bem que se esconde por trás das dificuldades da vida e de amar; que consigamos descobrir naqueles que nos irritam a maravilha que Deus vê neles; que o Senhor nos lembre que a doença, desastres naturais, a morte, fazem parte do jogo da vida, e que em vez de negar estas realidades procure aceitá-las e descobrir como Deus me convida (e o mostrou em Jesus), a vivê-las e a reagir perante elas.


Aumenta Senhor a nossa fé. Que vivamos hoje e esta semana contemplando a Criação (incluindo as pessoas!), e com a Tua ajuda redescubramos que tudo é bom. Ajuda-nos a colaborar Contigo neste Teu sonho de todos poderem viver a vida nesta perspectiva e assim poderem ser plenamente felizes.

Os comentários estão encerrados.