“E tudo para vós ficará limpo”

Olá, Jesus. Peço-te que ilumines a minha mente e o meu coração para ser capaz de compreender como a tua Palavra pode ajudar-me a ir fazendo contigo o caminho da minha vida.


E a Palavra de Jesus hoje desafia-nos no Evangelho de Lucas 11, 37-41:
Naquele tempo, depois de Jesus ter falado, um fariseu convidou-O para comer em sua casa. Jesus entrou e tomou lugar à mesa. O fariseu admirou-se, ao ver que Ele não tinha feito as abluções antes de comer. Disse-lhe o Senhor: “Vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Dai antes de esmola o que está dentro e tudo para vós ficará limpo”.


Senhor Jesus, o teu convite hoje é a ir mais além: mais além do exterior, mais além da superfície.
Para os fariseus eram muito importantes os rituais de purificação exterior, a limpeza do copo e do prato como diz o texto, mas Tu, Senhor, que conheces o íntimo de cada pessoa, chamas a atenção para o contraste entre a limpeza exterior que os fariseus ostentam e “a rapina e perversidade” que lhes vão no interior.
As tuas palavras, Jesus, fazem-me reflectir: também eu, por vezes, aparento ser o que não sou e preocupo-me mais com o que os outros possam pensar de mim do que em cuidar o meu interior e fazer crescer a minha relação contigo? Preciso que me ajudes, Jesus, a fazer uma verdadeira purificação interior para que então transpareça com verdade em tudo o que faço e digo que Tu és o meu Senhor, que procuro seguir-te e que, mesmo quando não o consigo, a minha vida procura ser um caminho contigo, alicerçado na oração, na escuta da tua Palavra e no diálogo com a Trindade e com Maria. Então, como dizes aos fariseus, poderei dar o que está dentro de mim “e tudo ficará limpo”; a partir da purificação interior poderei ir trabalhando para tentar alcançar uma purificação exterior, que não é para mostrar nem para me gabar mas é dom de mim para os outros. Quero verdadeiramente trabalhar no sentido de ir alcançando esta purificação?


Senhor Jesus, ajuda-me a querer de verdade seguir-te, a aprender com a tua Palavra a ser capaz de ir purificando o que em mim ainda vai sendo demasiado mundano e superficial. E assim, acredito, estarei a participar, mesmo que seja só um bocadinho, na construção do teu Reino, já neste mundo.

Os comentários estão encerrados.