Ele é a “Palavra da Salvação”

“Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, 
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.”
Provérbios 2,3-6

Quando me sentei para escrever estas pistas não fazia ideia do que iria escrever. Não tinha nenhum tema, nem leitura, nem sequer muita motivação. «Eu não tenho nada para dizer ao mundo, mas Alguém tem», pensei eu. Sentei-me a rezar e senti que de facto há tanto que tenho de mudar na minha vida; tanto que tem de mudar à minha volta e Deus sabe o quê. Deus tem as respostas…

Tal como no curso de formação onde estou a aprender novas tecnologias, já reparei que muita informação não é sinónimo de muita aprendizagem, mas por vezes uma boa pergunta pode ser a chave para algo muito maior. Porque como poderia uma resposta responder a uma pergunta que não foi feita?

Assim é na oração. Quão mais fácil é quando chegamos diante de Deus com uma pergunta concreta. Por exemplo, não basta dizer que a política tem de mudar ou a minha vida tem de mudar. Como se sentisse de Deus, a inquietação a descobrir “O quê?” O que, em concreto, tem de mudar?

E logo ir mais fundo na nossa oração é perguntar a Deus “Como?” É por isso que vem Jesus neste Natal, Ele é a “Palavra da Salvação”,  Ele é o Caminho… Jesus é Alguém ainda bem diferente de nós, e que por isso nos pode dar esse presente (resposta(s))  quando também nós deixarmos aos seus pés o nosso presente (pergunta(s)) que fizermos.

Perguntas tão básicas, mas que precisam mesmo de resposta lá do Alto… Ontem estava em casa e mais discussões: “Senhor, o que posso fazer para não se discutir?” ou “Senhor, porquê é tão difícil a reconciliação?”

E tu? Que perguntas (presentes) vais deixar aos pés do Menino Jesus, neste Advento? (sugestão: Escreve e esconde no presépio!)

Os comentários estão encerrados.