“Ensina-me a ser humana, pequena e frágil”

Sábado, que bom, Senhor ajuda-me a descansar “como Deus manda”. Ajuda-me a não entrar na lufa lufa de tudo o que há para fazer para que não seja mais importante daquilo que há para ser. Como queres que hoje viva o meu dia?


E as tuas palavras fazem eco em Mt 11, 25-30
Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».


Tenho de confessar que esta leitura me apanha em contra mão. Aqui estou eu a tentar ser sabia e inteligente em tudo o que faço, respondendo a expectativas e compromissos, cheia de responsabilidades e tu vens me dizer que escondes certas verdades aos sábios e inteligentes e as revelas aos pequeninos. Parece que estamos a jogar às escondidas…
Mas… acho que percebo. Acho que tantas vezes quero ser sabia e inteligente sozinha, pela minha conta, porque preciso de impressionar, de mostrar que sei, que valho, que posso, quero e mando. E isso fica tão longe de ti, de me deixar acompanhar, de ser aquela que pede ajuda, que se sabe e sente pequenina! E fico como dizem alguns “a apanhar bonés” porque só confio em mim e não em Ti, Senhor. Fico perdida na minha rigidez intransigente.
Fico sobrecarregada com as minhas próprias exigências, cansaços e acabo oprimida. E Tu vens salvar-me da minha própria autossuficiência arrogante, exigente e desgastante.
Por isso, repete no meu silencio estas palavras tão reconfortantes porque verdadeiras: «Vem a Mim, tu que andas cansada e oprimida, e Eu te aliviarei. Toma sobre ti o meu jugo e aprende de Mim, que sou manso e humilde de coração e encontrarás descanso para a tua alma. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve.»

Os comentários estão encerrados.