Entrai pela porta estreita

Olá Senhor que bom estar já no Verão. Que bom poder ter uma temperatura que nos permite estar na rua, ter espaços de lazer fora de casa. Realmente da uma qualidade de vida diferente. Quero agradecer por estes pequenos e grandes detalhes que fazem a vida mais simpática.


A tua palavra hoje pode-se ouvir em Mateus 7,12-14
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem. Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!”


Este Evangelho torna-se exigente. No entanto aqueles que mais nós amam são aqueles que mais nós exigem para nosso próprio bem. Por isso Jesus, obrigada por estás palavras exigentes que nós levam a repensar as nossas atitudes e comportamentos. Não dar o nosso melhor a quem não o sabe receber parece ser a conclusão das tuas palavras. Não se trata de tratar mal as pessoas, mas a verdade é que as vezes podemos dar aos outros aquilo que eles não são capazes de receber e isso não é amar ao teu estilo.
Por outro lado dizes: “Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas.” Que grande princípio! E que grande caminho. É tão fácil pedir e exigir que o outro faça por mim o que eu não estou disposto a fazer. É tão normal criticar o outro quando eu faço exactamente o mesmo.
Senhor, não deixes que seja hipócrita! Não deixes que eu seja menos daquilo que posso ser! Ajuda-me a ser exigente comigo própria desde o teu amor que me convida a entrar pela porta estreita. Ajuda-me a andar pelo teu caminho ainda que seja apertado. Porque é o único caminho que leva à vida! Vida que vale a pena viver.


Não deixes, Senhor, que procure caminhos fáceis que não são de vida. Ainda que nem sempre seja fácil faz-me entrar ela tua porta!

Os comentários estão encerrados.