“Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos”

Obrigada por estares aqui, Senhor. Ensina-me a tomar consciência da tua presença no meu íntimo.
Obrigada por este tempo e espaço em que me falas e me desafias a estar Contigo e, talvez, também a ouvir e a falar. Ensina-me a abrir a porta para te receber.


Senhor, hoje escuto a tua palavra através de um só versículo: Mt 10, 16
“Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” 


Na natureza, os lobos, quando têm fome, matam as ovelhas para as comerem. As ovelhas são frágeis e tranquilas, e dificilmente conseguem fugir dos lobos quando estes estão perto. 
Penso, Senhor, que este exemplo que dás é muito gráfico. É todos podemos ser lobos e ovelhas. Talvez por isso é tão importante conhecermo-nos bem:os nossos comportamentos, desejos, necessidades, prioridades e fragilidades.
Tu, Senhor, envias-nos ao encontro de muitas pessoas, a sair da nossa zona de conforto. Hoje convidas-me a conversar contigo acerca de quem são estas pessoas? Como as vês? Quem são para ti?
Na minha realidade, cruzo-me com tantas pessoas da minha família, os colegas de trabalho, os meus companheiros de grupo, os meus amigos, os vizinhos. Muitas pessoas são ovelhas e até lobos para mim. E eu para elas? Quem são os lobos?
Talvez sejam as pessoas ou situações que me causam sofrimento… Mas acredito que isso pode resultar em crescimento, a seu tempo, se o vivo Contigo, Senhor?
Podem ser pessoas com quem é difícil estar, porque estão doentes, infelizes, sós, desorientadas e que por isso podem magoar ainda que não façam de propósito.
Podem ser situações dolorosas como uma doença grave de alguém querido. Pode ser aquele rapaz que está desempregado e gostaria de encontrar trabalho.
Posso ser eu, que estou cansado, enervada e triste e não respondo da melhor maneira à birra da minha filha, apesar de gostar tanto dela.
E o que queres dizer quando me desafias a ser prudente e simples? Uma serpente e uma pomba são animais tão diferentes. Ajuda-me a conversar contigo, Senhor.
A prudência não tem por que ser uma aceitação resignada, mas uma procura constante, abrindo-me a Deus, a novas maneiras de ver as situações e de lhes responder. A simplicidade é pobreza na humildade. Não estamos sós, mesmo que pareça, Senhor, tu estás connosco.


Obrigada Senhor pela aceitação total do que somos, sem julgamentos.
Obrigada pelo Teu amor Senhor a cada instante.
Bem hajas Senhor porque achas que podemos ir mais longe do que pensamos. Ensina-nos a dialogar Contigo para sermos simples e prudentes.

Os comentários estão encerrados.