“Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo.”

Obrigada, Senhor, por este dia, pela Tua palavra, pela Tua presença no meio de nós. Obrigada porque nos queres inteiros, unidos entre irmãos e unidos a Ti. Ajuda-nos, Senhor, a experimentar a Tua presença, o amor que nos tens, este Teu desejo enorme de unir-nos a todos e de congregar-nos num só povo – o Teu povo.


A Palavra que hoje nos diriges vem da profecia de Ezequiel 37, 21-28:
Assim fala o Senhor Deus: «Vou tirar os filhos de Israel do meio das nações para onde foram, vou reuni-los de toda a parte, para os reconduzir à sua terra. Farei deles um só povo, na sua terra, nas montanhas de Israel, e um só rei reinará sobre todos eles. Nunca mais tornarão a ser duas nações, nem ficarão divididos em dois reinos. Não voltarão a manchar-se com os seus ídolos, com todas as suas abominações e pecados. Hei-de livrá-los de todas as infidelidades que cometeram e hei-de purificá-los, para que sejam o meu povo e Eu seja o seu Deus. O meu servo David será o seu rei, o único pastor de todos eles. Caminharão segundo os meus mandamentos e obedecerão às minhas leis, pondo-as em prática. Habitarão na terra que dei ao meu servo Jacob, a terra em que moraram os vossos pais. Aí habitarão eles e os seus filhos e os filhos dos seus filhos para sempre; e o meu servo David será o seu soberano para sempre. Farei com eles uma aliança de paz, uma aliança eterna entre Mim e eles. Hei-de estabelecê-los, hei-de multiplicá-los e colocarei no meio deles o meu santuário para sempre. A minha morada será no meio deles: serei o seu Deus e eles serão o meu povo. As nações saberão que Eu sou o Senhor, que santifico Israel, quando o meu santuário estiver no meio deles para sempre».


Hoje a Palavra de Deus convida-nos a sermos cada um de nós um só e todos juntos um único povo. É o sonho de Deus, e é uma promessa. E Deus é muito eficaz a cumprir promessas. Refletindo sobre a palavra que escutei, tento identificar as divisões que ainda encontro dentro de mim. O que é que me divide e me dispersa? O que me afasta dos meus irmãos e de Deus? Que outros “reis” ando a seguir?
“Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Este é o sonho de Deus. Qual é o meu? Quero que Deus seja o meu Deus e que todos juntos sejamos o seu povo?


Obrigada Senhor por Ti, pelo Teu amor, pelo Teu sonho em unir-nos, pela paciência que tens com cada um dos teus filhos. Obrigada por este convite a sermos inteiros, nós mesmos, e todos juntos unidos a Ti. Obrigada, Senhor, porque queres habitar no meio de nós e ser Deus connosco para sempre.

Os comentários estão encerrados.