Eu sou a porta.

“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem.”
Jo 10, 9

Que bonita é esta imagem de Jesus que nos é apresentada hoje! Normalmente, tenho tendência a focar-me mais em Jesus como o Bom Pastor, por isso hoje decidi procurar compreender o que significa Jesus, a “porta”. “Eu sou a porta. Aquele que entrar por mim salva-se. É como uma ovelha que entra e sai do curral e encontra pastagens.” (Jo 10, 9)

 
Assim a imagem que me vinha é a de uma decisão de vida! Temos diante de nós, tal como num cruzamento, diferentes portas! Sabemos que alguma delas levará a descobrir o sentido da vida, à felicidade; enquanto que as outras são as portas que levam a muitos outros caminhos. Certamente no Mundo podemos lembrar-nos de diferentes pessoas que entraram pelas diferentes portas existentes.
 
Questiono-me hoje da porta que se chama Jesus. Lembro-me que desde pequeno pedia a Deus que me ajudasse a confiar, porque não sei muito bem o que está detrás dessa porta. Jesus diz-me que é a única porta por onde poderei estar seguro, entrar e sair e encontrar “alimento”. Diz JPÍ que essa porta é a porta que leva o ser humano a entrar no seu próprio mistério da vida! Mas há tantas outras portas bem mais “prometedoras”. “Prometedoras” é uma boa palavra, porque prometer, não prometem nada. “Se fizeres isto serás feliz”; “Se trabalhares mais, terás a família dos teus sonhos”; etc. Mas será que podem prometer? Todos sabemos que é apenas publicidade…
 
Mas Jesus é diferente: “Eu dou a vida pelas minhas ovelhas” (cf. Jo 10) Jesus coloca não só “as suas mãos no fogo” por aquilo que diz, mas toda a sua vida, sendo ele o primeiro a viver como o verdadeiro ser humano. Ele é a porta, mas também o caminho que aí começa. E é ainda o Pastor que nos coloca “às cavalitas” e nos ajuda a chegar até aí.
 
Oxalá hoje possamos confiar um pouco mais. Oxalá hoje possamos dar mais espaço à nossa consciência para que nos fale da nossa vida! Oxalá hoje sem sermos demasiado “beatos” possamos descobrir a alegria de entrar e sair por esta porta que guarda os maiores tesouros, para nós e para os que mais amamos!
 
Perguntas para reflexão:
O que acho que está por detrás desta porta? Tenho medo de entrar? O que me promete Jesus?
Por que outras “portas” tenho entrado e saído?
 

Os comentários estão encerrados.