«Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!»

Olá, querido Jesus! É bom estar contigo e ouvir a tua palavra. Obrigado por me acompanhares em todos os momentos da minha vida.


Hoje escuto-te no Evangelho de S. João, 1, 47-51:
Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»


Nesta leitura, Natanael surpreende-se com o conhecimento que Jesus tem dele, ao dizer-lhe algo que só podia vir de alguém que o conhecia profundamente e, por sua vez, Jesus fica surpreendido pela capacidade de Nataniel de reconhecer quem Ele é.
Esta leitura convida-me a tomar consciência de que Jesus me conhece como ninguém e que Ele é Filho de Deus e nosso Rei. Um Rei que não veio para oprimir mas para salvar.
Acredito nisto? Que Jesus quer fazer parte das nossas vidas para nos trazer a felicidade e para nos salvar? Quero, como Natanael, que Jesus seja o meu mestre e o meu Rei, para que aprenda a amar com Ele, no quotidiano da minha vida?
O convite de Jesus é o de uma adesão total de coração. Provavelmente, Jesus sabia que Nataniel nem sempre seria um súbdito fiel e leal. No entanto, isso não é o mais importante. Ele quer é que nós adiramos de coração e lhe queiramos ser fieis. Porque isso é o que, a longo prazo, vai fazer com que o sigamos e sejamos imagens do seu imenso amor pela humanidade. Então, no nosso pequeno dia-a-dia, viveremos grandes coisas e, como Jesus diz, teremos um olhar para além da rotina e do quotidiano e veremos “o Céu aberto e os anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do Homem.”


Ajuda-me, Jesus, a que, através da oração e de tentar viver o teu amor na minha vida, cresça a minha adesão a ti e que vá sendo fiel ao teu amor, tanto nas agruras da vida como nos momentos mais doces.

Os comentários estão encerrados.