“Eu vim para que tenham vida.”

“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.» Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
Jo 10, 1-10


“Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.”
O Bom Pastor passou pela porta da doação total da Sua vida para que as ovelhas tivessem novas pastagens, novos horizontes de vida. Ele deixou aberta para nós a porta que é a cruz e, todos os que queremos segui-Lo podemos entrar. Mas, esta não é uma cruz de morte, é uma cruz de ressurreição, uma cruz que leva à vida nova, à verdadeira Vida.

“Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt16, 24)
Jesus conhece-nos pessoalmente, sabe do que somos capazes e chama-nos pelo nome.
Ao Seu chamamento, reconhecendo a Sua voz, seguimos Jesus ressuscitado em comunidade. Somos convidados a ser o rosto de Jesus na terra, a SER COMO JESUS. O rebanho de Jesus são os batizados, somos nós, e temos a mesma missão. “Eu vim para que tenham vida”, e por isso também, todos nós, somos Pastores de ovelhas.
Pensando um pouco nas nossas vidas não nos é difícil perceber que os primeiros pastores são os pais e é com Jesus que pai e mãe aprendem a sê-lo. Para isso é muito importante que pais e mães tenham tempos de oração, de escuta da Palavra, tempo especial com Deus. É nestes tempos só para Jesus que aprofundamos a nossa intimidade. Necessitamos de estar com Aquele que nos ama, escuta-Lo, dialogar com Ele, deixar-nos transformar pela Sua Palavra e cheios do Seu amor e misericórdia, podemos assim, transmitir aos nossos filhos quanto o Senhor é bom.
O caminho para ser pastor não é fácil, vivemos numa sociedade que nos chama a ser algo contrário. Na nossa sociedade, o bem-estar e o prazer substituem o amor e o serviço. As coisas simples e aparentemente pequenas são menosprezadas. Falar de Deus é muitas vezes tabu e isto por ignorância ou rejeição. A preocupação da sociedade é principalmente com a eficácia, o lucro, a comodidade, as aparências.
Parece quase impossível que os pais, parte desta sociedade com todas as exigências e alterações contínuas, possam ser pastores em suas casas e muitas vezes também fora delas. Mas, não é impossível e nós sabemo-lo bem. Sempre que nos deixamos guiar pelo Espírito Santo as coisas acontecem naturalmente, o impossível torna-se possível e nós, os pais, podemos ser os pastores das nossas ovelhitas que são em primeiro lugar os nossos filhos, mas também tantas outras crianças, jovens e adultos que são a nossa descendência espiritual, as ovelhas do Senhor que com Ele cuidamos.
Somos as ovelhas de Cristo e ao deixarmos que o Espírito Santo nos molde, ao escutarmos e reconhecermos a voz do Pastor podemos ser como Ele, pastores que levam outros a pastagens de amor, misericórdia e alegria.
Que o Espírito Santo nos guie em família e onde quer que nos encontremos para que possamos dizer como Jesus, “Eu vim para que tenham vida”.

Oração
Senhor, toca e transforma o meu coração para que eu possa ser como Tu e levar outros até Ti para que te conheçam e se deixem transformar por Ti, possam ser como Tu, missionários na família e em qualquer outro lugar. Levar avante com a Tua força e luz a sua missão que é a Tua missão e assim ir construindo o Teu Reino no meio de nós, onde as pastagens são verdes, a água límpida e viva. No Teu Reino todos podem dar as mãos e cantar um hino de louvor. Ajuda-nos a poder agradecer-Te pertencer ao Teu redil e ter a vivência da verdadeira vida.

Os comentários estão encerrados.