“Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância”.

Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lado, é um ladrão e salteador.  Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre-a e as ovelhas escutam a sua voz. E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes e fá-las sair. Depois de tirar todas as que são suas, vai à frente delas, e as ovelhas seguem-no, porque reconhecem a sua voz. Mas, a um estranho, jamais o seguiriam; pelo contrário, fugiriam dele, porque não reconhecem a voz dos estranhos.» Jesus propôs-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Então, Jesus retomou a palavra: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não lhes prestaram atenção. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Jo 10, 1-10
Neste Evangelho é anunciado o grande objectivo da vinda de Jesus ao mundo: “Eu vim para que tenham Vida e a tenham em abundância”.
Jesus vem para que a nossa vida seja o melhor possível. Mas isso não significa ter só coisas agradáveis na vida. Vida abundante é uma vida no amor, mas que pode estar cheia de dificuldades, de sofrimento, de agressões, à semelhança do que foi a vida de Jesus. É uma vida com sentido na entrega aos outros,no amor que se põe em cada coisa pequena que se faz.
Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não nos vem tirar nada, nem pôr-nos cargas aos ombros. Vem, sim, dar-nos o mais importante: uma vida plena já aqui e que continuará para sempre na eternidade. Mas para isso é preciso entrar por Ele, que é a porta, voltar a Ele cada dia, viver na sua intimidade, escutar a Sua voz, para que O vamos conhecendo e percebendo o que quer de cada um, em cada momento da nossa vida. Descobrir (e não me canso de o fazer) e alegrar-nos profundamente com isso, que conhece cada um como ninguém (chama uma a uma pelo seu nome), que sabe o que cada um mais precisa, que ama cada pessoa ao ponto de dar a vida por ela, o que já está provado, porque já o fez. Por isso Jesus é o BOM PASTOR. O que alimenta de verdade, o que dá Vida abundante.
Não nos deixemos enganar por falsos pastores que não estão nada preocupados connosco.
Por sua vez, cada um de nós é convidado a cuidar das suas ovelhas. Todos nós temos ovelhas, pessoas a nosso cargo, a quem há que cuidar, alimentar, fazer chegar esta vida abundante que vem de Deus.
Para isso, também temos que entrar pela porta, que é Jesus e só Ele. Há muita gente que está na Igreja e não entra pela porta que é Jesus, mas pelos seus próprios meios. E deste modo, Jesus não chega, não é anunciado. Sejamos fieis a este Bom Pastor, sejamos também pastores com o coração de Jesus,
dispostos a entregar-nos pelas pessoas ao ponto de dar a vida por elas.

Os comentários estão encerrados.