Faz com que sejamos limpos e retos de coração!

Pai, ajuda-me a ser corajosa na bondade e virtuosa na caridade… porque parece às vezes que é tão difícil chegar aos que nos pedem ajuda ao nosso redor… sem eu mesmo compreender porquê….


O Evangelho é São Mateus 14, 1-12:
“Por aquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos de Herodes, o tetrarca, e ele disse aos seus cortesãos: «Esse homem é João Baptista! Ressuscitou dos mortos e, por isso, se manifestam n´Ele tais poderes miraculosos.» De facto, Herodes tinha prendido João, algemara-o e metera-o na prisão, por causa de Herodíade, mulher de seu irmão Filipe. Porque João dizia-lhe: «Não te é lícito possuí-la.» Quisera mesmo dar-lhe a morte, mas teve medo do povo, que o considerava um profeta. 6 Ora, quando Herodes festejou o seu aniversário, a filha de Herodíade dançou perante os convidados e agradou a Herodes, pelo que ele se comprometeu, sob juramento, a dar-lhe o que ela lhe pedisse. Induzida pela mãe, respondeu: «Dá-me, aqui num prato, a cabeça de João Baptista.» O rei ficou triste, mas, devido ao juramento e aos convidados, ordenou que lha trouxessem e mandou decapitar João Baptista na prisão. Trouxeram, num prato, a cabeça de João e deram-na à jovem, que a levou à sua mãe. Os discípulos de João vieram buscar o corpo e sepultaram-no; depois, foram dar a notícia a Jesus.”


Tem-me assustado um pouco ultimamente a forma como, por exemplo, os ingleses votaram sair da “Europa” e como alimentamos medos e ódios através da ignorância… “olhos que não vêm coração que não sente”!
Julgam-se mães que puseram os filhos em risco nos barcos flutuantes “porque têm menos amor a eles que nós aos nossos filhos”. E tantos outros julgamentos que tenho ouvido ultimamente… Sinto-me meio assustada e perdida nesta humanidade…
Assim também o evangelista Mateus nos demonstra nesta leitura que na altura de Jesus e de João Baptista também havia julgamentos, preconceitos, medo, ódio e ignorância… comportamentos cobardes que criavam injustiça.
Às vezes sinto-me incomodada porque não gosto de ver estes julgamentos e comportamentos, este sofrimento no coração de tantas mães, pais, irmãos, crianças…. E então fico paralisada… Apercebo-me que nesta leitura nos convidas a apercebermo-nos dos nossos comportamentos, dos nossos desejos às vezes mal orientados, dos nossos orgulhos e defesa de aparências que nos levam a não defender a verdade… Convidas-me a ser muito sincera comigo mesma, com os outros e essencialmente contigo Senhor. Ainda que não seja fácil. Não deixes que, como Herodes, nos deixemos levar pelo mais fácil, pelo que esperaram os juros de nos… Faz com que sejamos limpos e retos de coração!


Pai… que posso fazer para ser mais corajosa?
Para servir-Te melhor?
Para enfrentar estes medos e esta inércia e por mãos à obra?
Ajuda-me a rezar… Obrigada Pai!

Os comentários estão encerrados.