«Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito»

Hoje é um dia muito especial para o nosso país. Celebramos o centenário daquela primeira vez em que os pastorinhos de Fátima viram e ouviram a Nossa Senhora a pedir oração e uma vida entregue pela paz no mundo. Hoje, 100 anos depois o Papa Francisco está na Cova da Iria também pedindo pela paz e pela construção dum mundo mais humano, confirmando a vida e oração daquelas crianças. Hoje, Senhor e Maria, agradeço que continuem a entrar na nossa história e continuem a pedir que rezemos e nos entreguemos pela paz!


Hoje com Maria, voltamos a escutar-te em Lucas 11, 27-28
Naquele tempo, enquanto Jesus falava à multidão, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse: «Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito». Mas Jesus respondeu: «Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».


Esta leitura, Senhor, é simples e clara. Ao mesmo tempo surpreende pois esperaria que houvesse uma leitura cheia de teologia para explicar o papel da Nossa Senhora na nossa vida e na história do mundo.
E no entanto a mensagem é clara e simples: Maria, tu foste e és mais feliz por teres ouvido a palavra de Deus e a pores em prática do que por teres tido a honra de ser a mãe dum filho tão especial – Jesus.
Hoje onde a fama, o êxito, os títulos profissionais, os apelidos de família, o status social parece ter tanta importância, tu és grande e feliz não por seres mãe do filho de Deus, mas por teres ouvido a palavra de Deus com atenção e escuta e por a teres posto em prática!
E foi essa a mensagem que os pastorinhos de Fátima receberam de ti: orem e façam sacrifícios pela paz do mundo. Se assim fizerem o mundo e o vosso coração encontrarão a paz!
Que mensagem tão simples e tão poderosa. A oração e a entrega dos pastorinhos junto com a de muitas pessoas que aceitaram o desafio mudou a história da primeira metade do século passado ameaçado pela perseguição e destruição do cristianismo e da paz da Europa.
Essa é a mesma revolução que hoje a palavra de Maria, através da palavra de Deus nos é lançada. E não é uma mensagem ingénua: se escutas a palavra de Deus e a pões em prática na tua vida, ainda que com esforço e sacrifício, mudas o curso da história, marcas um rumo diferente, constróis a esperança dum futuro novo que é possível.
Os pastorinhos na sua fé tão simples quanto profunda acreditaram e fizeram a sua parte. E tu? Aceitas o mesmo desafio?


Maria, assim como tu também os pastorinhos aceitaram a palavras que lhes dirigiste e puseram mãos à obra numa vida de oração para porem em prática o que rezavam. Que também seja assim na minha vida. Que como tu e como eles eu possa acreditar na força de Deus para construir a paz através de mim neste mundo!

Os comentários estão encerrados.