Feliz? Não… Felizes

“Felizes os que choram, Porque serão consolados. Felizes os mansos, Porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, Porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, Porque alcançarão misericórdia.”
Evangelho segundo S. Mateus, capítulo 5, versículos 4 a 7
Hoje, tocou-me a leitura do Evangelho da missa de Domingo, as bem-aventuranças.
“Felizes os que choram porque serão consolados.”
Felizes? Porque não feliz, no singular? Comecei eu a pensar…
Porque não posso ser feliz sózinho!
Para que a felicidade possa surgir, por cada pessoa que chora, porque tem razões para chorar, tem de haver outro que chora, porque está em comunhão com ele, e que será o seu consolador.
“Felizes os mansos porque possuirão a terra.”
Porque não feliz? Porque um só manso não conseguirá possuir a terra (ser feliz) sózinho. Precisará de outro para o ajudar nas dificuldades. Se estiver sozinho, cairá e desanimará rapidamente.
“Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”
Porque não feliz? Porque o que tem fome e sede de justiça estará, lado a lado, com o injustiçado e com o faminto, criando um mundo novo. O que tem fome e sede de justiça matará a fome do outro e reporá a justiça, criando um mundo mais pacífico e esperançoso.
“Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”
Porque não, feliz o misericordioso? Porque não se pode ser misericordioso no abstracto. O misericordioso sente compaixão por alguém que está na miséria. O misericordioso é aquele que alivia a miséria do outro.
Nunca poderei ser feliz no singular porque umas vezes serei o que consola, outras vezes o consolado. Umas vezes serei o justiceiro, outras vezes o justiçado. Umas vezes serei o que está na miséria, outras vezes serei o que tira o outro da miséria.
Felizes também, e não feliz, porque sem Deus não terei as forças, nem coração, para aprender a olhar o outro como um irmão necessitado nem terei forças para reconhecer a minha debilidade e miséria, para pedir perdão ou ajuda.
Felizes porque não posso ser feliz sózinho. A minha felicidade passa pela felicidade dos outros. Passa por reconhecer que estamos todos no mesmo barco, somos todos feitos da mesma massa e que, mesmo sendo muito imperfeitos e com muitos defeitos, temos a capacidade de nos fazermos
muito felizes.
Boa oração

Os comentários estão encerrados.