«Feliz o homem que põe o seu enlevo na lei do Senhor e nela medita dia e noite»

Olá, Senhor! Muito obrigada por me procurares cada dia, por vires ao meu encontro, para me dares o teu amor e me encheres da tua ternura! Ajuda-me a acolher a tua Palavra e a amá-la para a poder pôr em prática.


Hoje meditamos a tua Palavra através do Salmo 1, (1-6):
Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos libertinos;
antes põe o seu enlevo na lei do Senhor e nela medita dia e noite.
É como a árvore plantada à beira da água corrente: dá fruto na estação própria
e a sua folhagem não murcha; em tudo o que faz é bem sucedido.
Mas os ímpios não são assim! São como a palha que o vento leva.
O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à perdição.


Este primeiro Salmo fala-me muito de liberdade: Deus criou o ser humano livre para poder escolher o seu caminho. Agradeço-te muito Senhor por isso, pois prezo muito a liberdade. Agradeço-te o respeito que tens por cada um de nós, tuas criaturas e teus filhos, porque não nos obrigas, nem nos manobras para fazermos a tua vontade, mas deixas-nos escolher o caminho em liberdade. Ainda assim, dando-nos a possibilidade do livre-arbítrio, não nos deixas ao abandono e, como um bom Pai, aconselhas-nos e mostras-nos onde desemboca cada um dos caminhos: o dos ímpios conduz à perdição; o dos justos ao sucesso e à felicidade.
Esta leitura remete-nos para outra do Livro do Deuteronómio (30, 19) , onde diz: “…Ponho diante de vós a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe a vida para viveres, tu e a tua descendência…”. Este texto é muito significativo porque nos diz que quando escolhemos a vida vivemos não apenas nós, mas tantos outros que de nós dependem. E neste contexto “viver” não significa manter-nos vivos ou sobreviver, mas viver com qualidade, com alegria, a vida eterna que começa já aqui nesta terra e é a vida no amor. É fácil ver à nossa volta como escolhas erradas dos pais afetam os filhos e tantas outras pessoas! Afetamos os outros muito mais do que pensamos, seja para o mal, seja para o bem.
O que significa, na prática, escolher a vida, ou o caminho dos justos? O Salmo dá-nos a resposta: “pôr o seu enlevo na lei do Senhor e nela meditar dia e noite”. A Lei do Senhor, para nós cristãos, é uma pessoa: Jesus Cristo. É aquilo que Ele viveu e ensinou e que ficou consignado nos Evangelhos e nos outros textos que são a sua Palavra. Em Jesus e com Ele aprendemos tudo o que é necessário para viver em plenitude! Para isso precisamos estar com Ele, ler e meditar na sua Palavra, amá-la, saboreá-la, para que se faça vida em nós e assim muitos vivam também.


Jesus, peço-te que não faça as coisas por mim mesma, que cada dia eu me una a ti e ao Pai, para escutar a vossa Palavra e poder fazer a vossa vontade. Assim darei fruto na estação própria. Obrigada!

Os comentários estão encerrados.