«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu…»

“Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.”

Mt 5, 1-11


Santo Agostinho escreveu: “O nosso coração está inquieto enquanto não repousar em Ti, ó Deus”.
No evangelho de Mateus, Jesus fala da felicidade. Mostra oito caminhos para sermos felizes, verdadeiramente felizes (as Bem-aventuranças).

Todos temos na vida, momentos de aparente felicidade que, mais tarde, se tornam vazias e infelizes. Sempre que procuramos a felicidade em obter bens materiais, por exemplo, ou em “comprar” companhias ou “amizades”, ou em escolher ambientes onde os ensinamentos de Jesus não chegam, o que se segue, depois de alguns momentos de felicidade ilusória, é o vazio, porque nada disto é consistente nem duradouro.

Ser feliz, é escolher a Palavra de Deus como bússola e começar a caminhar Já hoje, agora! Não esperar o fim do curso, nem a compra da casa, nem ter namorado(a), nem que chegue o verão ou que consiga emagrecer, ou que comece uma nova semana ou um novo mês. Hoje é o dia perfeito para começar a ser feliz e não posso esquecer que neste caminho, é Jesus o meu guia e as Suas palavras, o meu lema na caminhada.

Em última instância, para ser feliz, é preciso estar disposto a amar de todas as formas verdadeiras de amor. Jesus indicou o modo! Imitemos o povo que O seguia e absorvia todos os Seus ensinamentos.
Não há um caminho para a felicidade, pois ela é o próprio caminho.

Os comentários estão encerrados.