Felizes os que…

Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:
«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os que choram, porque serão consolados.
felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

Mt 5, 1-12


Hoje o meu grupo de catequese do 7º ano tem a festa das Bem Aventuranças. A catequista do outro grupo do 7º ano dizia, “eu nem conhecia bem este texto”…
Este é dos textos mais importantes da Biblia. É como uma bussola que Jesus nos deixou para nortearmos a nossa vida. Um conjunto de valores que devemos ter presentes na nossa orientação de vida e no nosso dia a dia: a justiça, a paz, a misericórdia.
Uma das partes mais complicadas de perceber é os “felizes os que choram”. Como é possível Jesus dizer que é feliz o que chora. Recentemente vi um filme de animação com os meus filhos: Divertidamente (Inside out). É um filme muito engraçado que fla das nossas emoções: medos, alegrias, tristezas… A certa altura no filme a personagem principal foge de casa dos pais, está sentada num banco de uma camioneta sem sentir nada, todas as suas emoções pareciam ter desaparecido. De reprente a tristeza percebe que tem que entrar em ação. Esta personagem parece que volta a viver, começa a chorar e reage: sai da camioneta e volta para casa dos pais.
Todas as nossas emoções são importantes. É engraçado com um texto tão antigo como este pode ter comprações com um filme de animação do seculo XXI. O básico, o mais importante na vida nunca muda.
Jesus dá-nos muita ajuda para sermos felizes, nós só temos que escolher o que queremos na nossa vida.
Obrigada por ter tido a sorte de Te conhecer, de poder ler a Biblia que pode guiar a minha vida.

Os comentários estão encerrados.