«Filipe disse a Natanael: ‘Encontrámos aquele de quem Moisés escreveu na Lei’»

Deus tem um sonho: o de chegar a toda a humanidade e a cada pessoa em especial. O Senhor ama-nos com um amor tão grande, tão generoso e tão criativo que procura a maneira de chegar a cada um. Como é bom rezar a leitura que se segue e ver que o Senhor espera e confia que reconheçamos o seu amor. Ele escolheu-nos, elegeu-nos, encheu-nos do seu Espírito para nos enviar numa Missão concreta: levar ao Mundo a sua Palavra, sermos suas testemunhas, levar ao Mundo a verdadeira paz e justiça.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 43-51:
“Naquele tempo, Jesus decidiu partir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse-lhe: ‘Segue-me’. Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou-se com Natanael e disse-lhe: ‘Encontrámos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José’. Natanael disse: ‘De Nazaré pode sair coisa boa?’ Filipe respondeu: ‘Vem ver!’ Jesus viu Natanael que vinha ter com ele e comentou: ‘Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade’. Natanael perguntou: ‘De onde me conheces?’ Jesus respondeu: ‘Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu vi-te’. Natanael respondeu: ‘Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel’. Jesus disse: ‘Tu crês porque te disse: Eu vi-te debaixo da figueira? Verás coisas maiores que esta!’ E Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.’”


Começou mais um ano litúrgico e, depois, também o civil. E com eles vêm todas as nossas esperanças de renovação.
Renascem ideias, surgem projetos, tentamos viver de uma maneira nova, tal como Natanael. Jesus renova a sua confiança em nós e em nós deposita toda a sua graça. Uma coisa é agirmos por nós, com as nossas iniciativas e energias, outra é deixarmo-nos renovar por Deus.
O Mundo à nossa medida é muito pequenino, só Deus alarga o coração (alarga o espaço da nossa tenda). E faz-nos ver mais longe. O Espírito de Deus tudo cria e tudo renova. Parece que às vezes nos custa constatar isto, nos nossos trabalhos, nas realidades que conhecemos, na nossa família.
O Espírito de Deus realmente cria e recria. Mas Ele opera e fala de muitos modos, frequentemente através de outras pessoas. Tal como com Natanael, Jesus quer nascer nos corações de todos, para os fazer novos. Vem, Senhor Jesus, Renova a face da terra!
Acolher e participar nesta renovação é dar um passo em frente, é olhar em volta com olhos novos, cheios de vida, olhos que quando olhem vejam rebentos verdes. Não vamos soltar gargalhadas ocas, antes sorrisos claros que limpem as angústias dos corações que nos rodeiam. Neste ano novo pronto a estrear, não temos o direito de ficar parados, em vivências passadas e desalentos. Jesus nasce e dá-nos a mão, para entrarmos na vida. Dá-nos asas, para nos levantarmos e conseguirmos subir alto, onde a perspetiva é límpida, e não há poluição que atrapalhe a nossa visão da vida e do Mundo. Não nos vamos esquecer que Deus tem o poder de fazer novas todas as coisas!
Também na vida dos outros, eu posso tentar reacender a mecha. Mesmo sabendo que o nível de injustiça, nas suas múltiplas variações neste nosso Mundo, está tão alto que me parece humanamente impossível cumprir esta Missão sem desfalecer pelo caminho. Se continuar agarrado ao poder humano, não é possível mudar o rumo da história. Mas se conseguir acreditar – ouso até dizer ‘sentir’ – que o Senhor me segura pela mão, se viver como filho muito amado, posso levar a bom porto a Missão. O amor de Deus, grande, generoso e criativo é a chave para tornar cada um de nós testemunhas da liberdade, da luz e da paz que só no Pai podemos encontrar.


Não temais. O nosso Pai é paciente, ama-nos e dá-nos Jesus para nos guiar no caminho para a terra prometida. Ele é a luz que ilumina as trevas, Ele é a misericórdia, o nosso Pai perdoa-nos sempre. Ele é a nossa Paz. Ámen.

Os comentários estão encerrados.