Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou

Senhor, hoje quero que sejas Tu a guiar a minha oração e o meu dia; quero que seja o Teu espírito a conduzir-me… Agora é tempo de Te deixar falar e habitar no meu coração para viver um pouco mais na liberdade do Amor.


A segunda leitura é da carta do apóstolo São Paulo aos Gálatas, Gal 5, 13-18
“Irmãos: Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão. Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Contudo, não abuseis da liberdade como pretexto para viverdes segundo a carne; mas, pela caridade, colocai-vos ao serviço uns dos outros, porque toda a Lei se resume nesta palavra: «Amarás o teu próximo como a ti mesmo». Se vós, porém, vos mordeis e devorais mutuamente, tende cuidado, que acabareis por destruir-vos uns aos outros. Por isso vos digo: Deixai-vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne. Na verdade, a carne tem desejos contrários aos do Espírito e o Espírito desejos contrários aos da carne. São dois princípios antagónicos e por isso não fazeis o que quereis. Mas se vos deixais guiar
pelo Espírito, não estais sujeitos à Lei de Moisés.” 


Tantas vezes quero seguir o Teu amor, mas os meus impulsos são mais fortes e faço o que não quero. Paulo desafia-nos: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito.” Uma e outra vez, por vezes no silêncio, mas também no ruído das palavras e gestos, expresso o que não quero e afasto-me do Teu amor. Ajuda-me Senhor a viver na Tua liberdade – liberta-me da minha impaciência, egoísmo, crítica constante e insatisfação… Dá-me a paz, a liberdade do amor que supera as minhas limitações e me transforma na relação comigo própria e com os outros.
Desafias-nos a viver a caridade, servir, amar o próximo, não de forma abstracta e vazia, mas no concreto do dia-a-dia, como caminho para uma vida melhor onde deixamos que seja o amor e a compaixão a surpreender e a dar esperança. Desejo profundamente começar por construir este sonho na minha família, com aqueles com quem me relaciono a cada dia, mas também viver genuinamente interessado e comprometido com a construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno.


Fica comigo Senhor. Que seja o Teu Amor a falar mais alto, a chegar onde não consigo ir com as minhas próprias forças. Que seja o Teu Amor a libertar-me para que possa ir mais além de mim própria e das minhas circunstâncias.

Os comentários estão encerrados.