«Foi para salvar as vossas vidas que Deus me enviou adiante de vós«

Bom dia Senhor! Obrigado por estas leituras que me vêm saciar a fome de descanso nesta etapa do ano, a fome de sentido frente a tudo o que vivi! Senhor, preciso de ti!


A 1ª leitura de hoje, do Livro do Genesis, é formidável! Tem uma trama tão actual, e um desfecho tão inesperado:
Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e disse-lhe: «Meu senhor, peço-te que deixes este teu servo falar diante de ti, sem que a tua cólera se inflame contra mim, pois tu és como o próprio faraó. Fizeste, meu senhor, esta pergunta aos teus servos: ‘Tendes pai e mais algum irmão?’ E nós, meu senhor, respondemos-te: ‘Temos um pai já idoso e um irmão pequeno, que lhe nasceu na velhice. O irmão deste morreu; e ele ficou a ser o único filho de sua mãe. O nosso pai gosta muito dele’. Mas tu disseste a estes teus servos: ‘Trazei-mo aqui, para eu o ver com os meus olhos. Se o vosso irmão mais novo não vier convosco, não podeis voltar à minha presença’. Quando voltámos para junto do nosso pai, teu servo, referimos-lhe as tuas palavras, meu senhor. E quando o nosso pai nos disse: ‘Voltai para nos comprardes alguns mantimentos’, nós tivemos de lhe responder: ‘Não podemos ir. Só iremos, se o nosso irmão mais novo for connosco, porque não podemos voltar à presença desse homem, sem o levarmos em nossa companhia’. Então o nosso pai, teu servo, disse: ‘Bem sabeis que minha esposa me deu dois filhos. Um deles deixou-me e eu disse comigo: Certamente foi devorado pelas feras. E não tornei a vê-lo até hoje. Se levardes também este para longe de mim e lhe acontecer alguma desgraça, fareis que os meus cabelos brancos desçam tristemente à morada dos mortos’». Então José não se pôde conter diante dos que o rodeavam e bradou: «Fazei sair toda a gente da minha presença». E ninguém ficou junto de José, quando ele se deu a conhecer aos seus irmãos. Chorou em tão altos brados que os egípcios o ouviram e a notícia chegou à casa do faraó. «Eu sou José. – disse ele aos seus irmãos – Vive ainda meu pai?». Os irmãos não puderam responder-lhe, porque ficaram perturbados diante dele. Então José disse aos seus irmãos: «Aproximai-vos de mim». E eles aproximaram-se. José continuou: «Eu sou José, o vosso irmão que vendestes para o Egipto. Mas agora não vos aflijais, nem vos censureis por me terdes vendido para aqui, porque foi para salvar as vossas vidas que Deus me enviou adiante de vós».


Como é que José teve a criatividade, a capacidade de resumir assim o para quê de toda a sua vida tão adversa?!
José conseguiu passar do porquê autorreferencial : “porque é que os meus irmãos me fizeram isto? Que defeito teria eu? Porquê a mim? “ ao para quê:” foi para salvar as vossas vidas que Deus me enviou diante de vós».
Isto é tão difícil quando as situações de vida se tornam difíceis, em especial quando nas relações somos rejeitados, ficam feridas em carne viva como se não sarassem nunca…
A personagem bíblica de José conseguiu, ao longo dos anos de abandono e traição por parte dos seus irmãos, ir ruminando a situação, os acontecimentos…e como a história da ostra, transformou-os em vida, em algo de muito valor! Transformou as circunstâncias em vez de veneno, em remédio que curou a todos e chega a nós, até hoje!
No texto temos a pérola do momento de encontro cara a cara com seus irmãos… foi um momento preparado ao longo dos anos.
José, porque encontrou o para quê do entramado da história, pôde desculpar de coração sem ter que esquecer! Não esqueceu, mas precisa de esse pedaço de história para encontrar o sentido a tudo!
Quantos contextos de amizade, de relação nas nossas famílias vêem aqui descritos…com um final bem diferente ao dos nossos quotidianos…
E chegado o momento da vingança, pede para ficar a sós com seus irmãos, fechando portas e janelas, e chorando diz-lhes : “não vos aflijais, nem vos censureis por me terdes vendido para aqui, porque foi para salvar as vossas vidas que Deus me enviou diante de vós».
Jesus, quantas vezes espero o momento certo, mas não para te dar oportunidade de me dares um sentido novo a tudo… Passo à vingança e não fecho portas e janelas, até ventilo o mal que me fizeram, para que conste…
Jesus, estas palavras de José põem-me hoje legendas à cruz que tenho diante de mim e recordam-me a tua atitude de vida incluindo o excelso momento na cruz. «Diante de mim» -diz Jesus- «cala tantas explicações como as que o filho pródigo trouxe diante de seu pai e ao Pai não lhe interessou ouvir nem uma… Eu digo e repito: Não vos aflijais, não vos censureis…porque foi para vos libertar que Deus me enviou diante de vós! Agora ide e fazei tudo aquilo que Eu fiz, aqueles gestos que precisam de muita gratuidade e ninguém quer: tocar doentes, mortos, leprosos! Recebestes de graça, dai também de graça! Abre o Horizonte a tudo o que te acontece!»


Obrigado por estas personagens bíblicas que me abrem o dia, a história da minha vida a novas possibilidades de perdão e de encaixe! Que também o meu testemunho possa ser novidade e abertura a muitos finais felizes e de reconciliação. Obrigada porque sou enviada em missão!

Os comentários estão encerrados.