Fortalece a nossa fé

Bom dia Jesus. Como estás? Sim, Tu, hoje, como estás? Que sentes ao olhar para o mundo que Tu criaste, para a humanidade que somos, para os acontecimentos destes últimos dias?
Às vezes penso que não haverá um coração que ame tanto como o Teu, mas também não haverá um coração que sofra tanto como o Teu. Hoje quero estar perto de Ti. Quero acompanhar-te em silêncio. Quero escutar-Te.


O evangelho de hoje é Mt 8, 23-27:
“Naquele tempo, Jesus subiu para o barco e os discípulos acompanharam-n’O. Entretanto, levantou-se no mar tão grande tormenta que as ondas cobriam o barco. Jesus dormia. Aproximaram-se os discípulos e acordaram-n’O, dizendo: «Salva-nos, Senhor, que estamos perdidos». Disse-lhes Jesus: «Porque temeis, homens de pouca fé?». Então levantou-Se, falou imperiosamente ao vento e ao mar e fez-se grande bonança. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?»”


Jesus, creio que nunca rezei verdadeiramente esta leitura. Sempre que abro a Bíblia e me aparecem referências a fenómenos um pouco estranhos eu reconheço que fico logo de pé atrás… Não é que não acredite que tenhas poder para o realizar… Mas eu não quero acreditar em Ti pelos milagres que faças. Eu quero acreditar em Ti por Ti.
Mas independentemente da forma como tudo isto aconteceu ou não, creio que há neste evangelho um realismo muito grande. É que o que aqui se conta é a vida, com as suas tormentas e tempestades!
Quando aqueles homens deixaram a margem, havia bonança, mas "entretanto"…
Este entretanto tem muito que se lhe diga…
Quantos “entretantos”; chegam à nossa vida e baralham completamente os nossos planos, projetos, seguranças… Relações… Estava tudo tranquilo, mas de repente, sentimo-nos em alto mar, com ondas a ameaçar-nos de todos os lados…
Os discípulos viram-se nesta situação. O curioso é que Tu, Jesus, não estavas longe. Tu estavas precisamente ali, com eles, mas ias a dormir na barca. E aqui dá-nos logo por perguntar: mas a quem é que se lhe ocorre dormir no meio de uma tormenta? Pois parecer ser que a Ti, Jesus!
Talvez a chave para compreendermos isto está um pouco mais à frente, na resposta que dás aos discípulos: «Porque temeis, homens de pouca fé?» De facto, muitas vezes o ladrão do nosso sono e da nossa confiança é o medo! Não são as tempestades da vida que nos tiram o sono, mas sim o nosso modo
inadequado de lidar com elas… Estamos muito habituados a querer controlar tudo à nossa maneira, mas estamos pouco treinados para confiar, para acreditar que Deus atravessa connosco essas tempestades e nos dará forças para chegar “à outra margem” fazendo as coisas doutro jeito.


Jesus, hoje de novo Te peço: fortalece a nossa fé. Faz de nós homens e mulheres confiantes. Prepara-nos para viver contigo as tempestades que a vida trouxer.
Ajuda-nos a não temer. Ensina-nos a confiar.

Os comentários estão encerrados.