«Há tanto tempo estou convosco e não me conheces?»

Bom dia, Pai! Que este dia não comece sem que Tu me enchas o coração, de forma a eu desmultiplicar o amor que tenho para dar. Que eu te conheça e reconheça cada vez melhor.


Hoje dás-te a conhecer no Evangelho de S João 14, 7-14:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».


Pai, hoje falas-me sobre a fé. Tantas vezes sou como Filipe e, apesar de tudo o que já me mostraste, ainda penso que não te conheço. Esqueço-me que vieste ao mundo para me salvar, para me mostrares o que é o amor que é levado até ao limite, o amor que é levado até à morte.
Hoje aproveito esta oração para me dar conta de muitos momentos em que me salvaste e me fizeste amar mais. Lembro-me de situações em que estava pronto para dizer algo inconveniente e desagradável a outra pessoa e Tu me disseste que não o deveria fazer porque magoaria o outro, quando estava pronto para ficar na minha zona de conforto e Tu me disseste para a deixar e ir ao encontro do meu próximo… De facto, Pai, como diz a leitura, quando acredito em ti, coloco-me mais ao teu dispor e consigo praticar obras melhores, mais próximas das tuas.
Esta leitura, Pai, deixa-me a pensar também em quantas vezes me esqueço que é possível encontrar-te na pessoa que tenho à minha frente. Quantas pessoas se cruzam comigo sem que eu me aperceba que também são tuas filhas?


Peço-te, Pai, uma luz mais forte e mais serena, para conseguir reconhecer os teus dons e as tuas obras nas pessoas que se cruzam comigo. Que eu seja capaz de, com os talentos que me deste, potenciar os talentos das vidas que comigo se cruzam.

Os comentários estão encerrados.