Há toques que curam!

Aqui estamos de novo, Senhor, no início duma nova semana. Rezo por todos aqueles que fazem deste mundo um mundo diferente e melhor pelo fruto do seu trabalho. Rezo também por aqueles que gostariam de ter trabalho e não o têm. E rezo por cada um de nós para que saibamos construir um mundo mais cheio de Ti!


E o Teu toque, Senhor, chega hoje através de Mc 6, 53-56:
Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos fizeram a travessia do lago e vieram para terra em Genesaré, onde aportaram. Quando saíram do barco, as pessoas reconheceram logo Jesus; então percorreram toda aquela região e começaram a trazer os doentes nos catres, para onde ouviam dizer que Ele estava. Nas aldeias, cidades ou casais onde Jesus entrasse, colocavam os enfermos nas praças públicas e pediam que os deixasse tocar-Lhe ao menos na orla do manto. E todos os que O tocavam ficavam curados.


Hoje o impacto que me deixa, Jesus, esta leitura é o toque… diz a última linha: E todos os que Te tocavam ficavam curados.
Acho que pensamos pouco em quão importante são os toques na vida humana. Há toques que curam, há toques que magoam. Há toques de indiferença e há toques que expressam amor.
O teu toque, Jesus, nesta passagem e em tantas outras é um toque que devolve saúde, que devolve sentido à alma e dá cor renovada à vida. O teu toque revoluciona, vira do avesso aqueles que se aproximam de Ti…
E como é o nosso toque? Como tocamos as pessoas que vêm ter connosco?
Somos indiferentes?
Somos conscientes do poder que temos para curar?
Para magoar?
Para apontar caminhos novos, para enganar?
Muitas vezes, Senhor, podemos achar que o teu toque era diferente porque eras Deus e tinhas um poder especial. Sim isso é certo, mas também dás muito poder à nossa capacidade de nos afectarmos uns os outros simplesmente pelo maneira como nos podemos tocar.
Podemos olhar para o toque como algo demasiado sensual ou até irrelevante… mas também podemos olhar para o toque como a maneira de passar e partilhar a vida e o amor que podemos oferecer.
Um aperto de mão! Um abraço! Um beijo! Uma palmadinha nas costas! Uma festa! Um estar frente a frente mais perto ou mais longe. O criar distancia ou criar proximidade. Não será nessas pequenas e grandes coisas que se joga a nossa linguagem corporal que também é linguagem de amor e linguagem de Deus?
Obrigada, Jesus, porque te deixaste tocar e quiseste tocar tantas pessoas.
Será que eu me deixo tocar pelos que vêm ter comigo?
Ou mantenho-me à distancia?
Apercebo-me que posso tocar os outros com a minha arrogância? Ou faço-me próximo e amigo na maneira como toco e me deixo tocar?


Que hoje e sempre, Senhor, o meu toque possa ser expressão do carinho e da maneira como Tu tocavas cada pessoa… e da maneira como hoje queres continuar a tocar aqueles que se aproximam de mim para Te tocarem a Ti.

Os comentários estão encerrados.